quinta-feira, 11 de julho de 2013

QUEM SÃO OS BONS E OS MAUS BRASILEIROS?


O jornal "Tribuna de Iguape", que foi  fundado no ano de 1.912, tinha sua redação à Rua 7 de Setembro, n.o 2,  e oficinas à Rua Tiradentes, 20, em Iguape.
Este, o número 688, ano XVII, edição de 24 de novembro de 1.929, quando propriedade do Major Domingos de Almeida Santos Júnior. 
Encontrei lá, graças ao Arquivo Público do Estado, um artigo de Francisco Lagreca intitulado "AOS BONS E AOS MAUS BRASILEIROS", cuja transcrição faço aqui, por achar importante compararmos as diversas etapas vividas pelo país que realmente foi perdendo, ao longo dos tempos, seus melhores brasileiros:

Os bons brasileiros são os que não descreem dos destinos da sua pátria.
São os que colocam a ordem, a autoridade e a justiça acima dos seus próprios sonhos de ambições e interesses pessoais.
São os que acreditam na grandeza das instituições, no progresso da lavoura, do comércio e da indústria, nas fontes da riqueza nacional sem as quais povo nenhum poderá manter-se na vanguarda da civilização.
Os bons brasileiros sãos os que, compreendendo os seus deveres cívicos, apoiam os governos honestos e bem intencionados, incapazes de atos criminosos e que são reconhecidamente patrióticos, como é o governo atual do Estado de São Paulo.
Para que combater um governo que vem cumprindo brilhantemente o mandato que lhe foi conferido pela soberania do povo?
Com calúnias, com intrigas, com desordens, com ameaças de revolução, de guerra civil e jornais exploradores, não é por certo com tais elementos perniciosos que se fazem as oposições necessárias e oportunas.
Tudo no Brasil é pretexto para oposição.
Nada vai bem, ninguém trabalha pelo país, todos os governantes são inábeis e oligarcas, as inteligências mais luminosas são vidros opacos sem reflexos de luzes, os republicanos mais sinceros são os menos apologistas do regime democrático.
Tudo é ruim, tudo é sem valor, tudo está errado, nada progride.
São estes os maus brasileiros, os iconoclastas de todos os tempos, os incontentáveis, os caluniadores da própria nacionalidade que querem estar fora da lei, que se rebelam contra os preceitos da ordem e das autoridades constituídas.
Os maus brasileiros são os que vivem achincalhando o Brasil perante o estrangeiro.
São os que fizeram da pena o instrumento mais venal e despudorado de que há memória na história da Imprensa.
São os que ambicionam não os benefícios do povo, mas os cofres dos dinheiros públicos.
São os que desejam não a paz, a garantia suprema dos direitos, mas o excesso de liberdade, a propaganda sórdida, persistente, semeadora da indisciplina e agitação social.
Os maus brasileiros são esses que, fingindo ignorar quais as verdadeiras causas da crise do café, fazem a campanha da difamação contra o governo para iludir assim a opinião pública e conseguirem as realizações dos seus planos tenebrosos.
Esses são os insinceros, os descrentes por conveniência, os oposicionistas por vingança e por inveja.
Mesmo assim, entretanto, o Brasil prosseguirá na sua marcha triunfante para as maiores realizações morais e materiais, porque os governos honrados e trabalhadores não receiam ameaças.
Contam com a maioria da nação.
Respeitam e fazem respeitar as suas leis".     

Nenhum comentário: