sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

OLIVER SACKS: TEMPO DE DESPERTAR PARA A MORTE

Em uma carta publicada na quinta-feira, dia 19, no jornal americano The New York Times, o neurologista e escritor inglês anunciou que está com câncer de fígado em estágio avançado. Sacks conta que, aos 81 anos, ainda é capaz de nadar mais de um quilômetro por dia, mas foi diagnosticado com um câncer incurável que já ocupa um terço de seu fígado. 
Há nove anos, ele havia sido diagnosticado com um melanoma ocular. O tratamento removeu o tumor, mas o deixou cego de um olho. 
Metástases (disseminação do câncer por outros órgãos) são raras em casos como esse, mas Sachs não teve sorte. 
--- “Eu estou entre os 2% desafortunados”, escreveu. “Não posso fingir que não tenho medo. Mas meu sentimento predominante é a gratidão”, escreveu Sacks, em sua comovente despedida. 
O neurologista afirma que pretende viver os meses de vida que lhe restam da forma mais intensa, rica e produtiva possível. 
Autor de vários livros, como Tempo de despertar e O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, Sacks vê na vida belezas bem de acordo com o jeito de pensar de um neurologista, estudioso de temas como percepção e consciência: “Acima de tudo, fui um ser consciente, um animal pensante, neste belo planeta, e só isso já foi um enorme privilégio e uma aventura”. A proximidade da morte já levou outras mentes privilegiadas a refletir sobre a vida. Leia sobre alguns dos que transformaram essa reflexão em palavras.
Leia mais sobre a reportagem realizada por Ruan de Sousa Gabriel na revista ÉPOCA

Nenhum comentário: