sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

UM DISCURSO DE CHE GUEVARA



Com seu terno verde oliva simples e uma linguagem muito transparente, Comandante Ernesto Guevara representou Cuba dentro Assembléia Geral de Organização Nações Unidas em dezembro de 1964. 
Na Assembleia Geral XIX ONU, exatamente a 11 dezembro de 1964, com a sua palavra vibrante Che lutou em defesa de Cuba e as pessoas que sofreram os efeitos nocivos do colonialismo, neocolonialismo ou outras formas de exploração.
Na parte inicial do seu discurso, Che disse que já soou o sino do colonialismo e que milhões de pessoas na África, Ásia e América Latina subiu para fundar uma nova vida e impor o seu direito irrestrito à autodeterminação e desenvolvimento independente de suas nações.
Che também disse que Cuba veio para dentro da ONU para definir a sua posição sobre os pontos mais importantes da controvérsia e faria com toda a responsabilidade envolveu o uso desta plataforma.
Ele sugeriu que não poderia haver uma coexistência pacífica só entre os países poderosos que realmente a intenção de garantir a paz no mundo, e, portanto, reivindicou o direito de convivência pacífica também uma realidade entre os países do Terceiro Mundo que sofreu durante anos agressão e exploração cruel.
Ele disse: "A coexistência pacífica deve ser exercida entre todos os Estados, independentemente do tamanho, relações históricas anteriores que ligavam e problemas que surgiram entre alguns deles, em um dado momento."
Antes Assembléia Geral de Organização Che ONU também denunciou as ações tomadas pelos Estados Unidos, que gravitaram para o desenvolvimento normal da convivência pacífica a nível global e em diferentes regiões em específico.
Ainda em seu discurso que se refere à situação de Puerto Rico. Ele ressaltou o simbolismo da luta pela independência do patriota porto-riquenho Pedro Albizu Campos, que ele descreveu como um símbolo daAmérica irredente mas ainda indomada.
E lembrando que até mesmo manteve-se forte durante os muitos anos de encarceramento nos Estados Unidos, Che disse: - "Anos e anos de prisão, as pressões insuportáveis ​​na cadeia, tortura mental, solidão, isolamento total do seu povo e sua família, a insolência do conquistador e seus lacaios na terra de seu nascimento; nada dobrou sua vontade.A Delegação de Cuba, em nome de seu povo, um tributo de admiração e gratidão a um patriota que dignifica a nossa América ".
Ele ressaltou que, apesar das manobras e esforços por os EUA para submeter o povo de Porto Rico, que fura a vontade dos porto-riquenhos para defender sua cultura e seu direito à independência.
Ainda no discurso em 11 de dezembro de 1964, na sede da Organização ONU, Che falou sobre a situação colonial que sofrem de outros povos da América e também lidou com a dura realidade do continente Africano.
Ele também lembrou que ele tinha dito quatro anos ONU o líder do a Revolução Cubana Fidel Castro, em seu discurso nas Nações Unidas, em 26 de setembro de 1960, havia afirmado que devo parar a filosofia de pilhagem e cessar a filosofia de guerra.
E vejam como o mundo era vários anos após a declaração de Fidel, Che disse a filosofia de pilhagem teve não só não cessou, mas manteve-se mais forte do que nunca.
Destaque ainda elementos como reacionárias utilizados para o nome da Organização das Nações Unidas para impor os seus interesses e para cometer crimes, como foi o caso de patriota Africano Patrick Lumumba.
Sobre isso ele disse: Como esquecer a maneira como ele foi traído esperança de que Patrice Lumumba colocado nas Nações Unidas? Como esquecer as falcatruas e manobras que aconteceram asa ocupação desse país por tropas das Nações Unidas, sob cujos auspícios os assassinos agiram com impunidade o grande patriota Africano?
O discurso de Che para Assembléia Geral de Organização ONU foi um momento de especial importância na história da a Revolução Cubana e enfatizou mais uma vez que Cuba não falava só para si, em defesa de seus interesses, ou para denunciar assaltos foram realizados contra o nosso país, mas fê-lo essencialmente de representação e defesa interesses legítimos dos diversos povos do mundo e também falou sobre esses graves problemas e perigos que podem afetar o mundo em geral, incluindo a desigualdade de câmbio, não respeitar os direitos dos países e suas fronteiras e a condenação da corrida armamentista e da exigência de desarmamento de contribuir para a preservação da paz em escala universal.
Precisamente estas questões Che com sua palavra vibrante expressa na arquibancada da ONU: "Ao unir as vozes de todos os países do mundo que pedem o desarmamento geral e completo, a destruição de todos os arsenais nucleares, a cessação toda a fabricação de novos dispositivos termonucleares e testes atômicos de qualquer tipo, é preciso salientar que, além disso, também deve ser respeitada a integridade territorial das nações e deve parar o braço armado do imperialismo, não menos perigoso, porque apenas armas convencionais empunhar " .
Na parte final de seu discurso em ONU Che lembrou as principais questões levantadas no Segunda Declaração de Havana que foi aprovado em Assembleia Geral do povo cubano, realizada em 04 de fevereiro de 1962.
E entre os princípios reafirmados pela Che em relação a essa declaração importante, foi a seguinte: "Porque esta grande humanidade disse" basta "e pôs em movimento !. E sua marcha de gigantes não vai parar até conquistar a verdadeira independência para o qual já estão mortos mais de uma vez vão ... "

Nesse mesmo dia, 11 de dezembro de 1964, usando o direito de resposta aos critérios apresentados por representantes de diferentes países, Che, entre outras coisas, que se refere à responsabilidade que foi impor a Cuba em relação à capacidade Revolução em outros países da América Latina. Ele observou com particular significado: "Consideramos, mil vezes, que as revoluções não são exportados. As revoluções nascem dentro das aldeias. "
* Victor Ortiz Pérez Galdós.

Nenhum comentário: