quinta-feira, 25 de junho de 2015

HABEAS CORPUS PREVENTIVO DE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA?

O misterioso Habeas Corpus preventivo de Lula da Silva
Há dúvidas sobre de quem partiu a iniciativa que visa impedir que o ex-Presidente brasileiro seja detido no âmbito da investigação Lava Jato. 
 
 
Lula receia ser chamado a depor no caso Lava Jato 
FABRICE COFFRINI/AFP

A justiça federal do estado brasileiro do Paraná recebeu na quarta-feira um pedido de habeas corpus preventivo em nome de Luís Inácio Lula da Silva. Visa impedir que o ex-Presidente seja detido, caso os investigadores da operação Lava Jato pensem nisso. 
A Lava Jato é uma mega investigação a uma rede de corrupção centrada na empresa estatal Petrobras. Empresas pagavam para garantirem os contratos da petrolífera. Uma parte das "luvas" foram pagas a políticos, na sua maioria deputados ou senadores da coligação de centro-esquerda no poder, nomeadamente ao antigo tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT, da Presidente Dilma Rousseff e de Lula), João Vaccari Neto, que está preso.
Do Instituto Lula saiu um comunicado a garantir que o habeas corpus preventivo - que se concede a alguém que se considere em perigo de ser privado da sua liberdade - não foi uma iniciativa do ex-Presidente do Brasil. 
Ao jornal Folha de São Paulo, um responsável do Instituto disse que pode ter sido iniciativa de "alguém preocupado" com Lula mas também "uma provocação". Consideraram "estranho" que a notícia tenha sido divulgada esta quinta-feira pelo senador Ronaldo Caiado, da oposição, que no Twitter diz que o ex-Presidente tem medo de ser detido preventivamente. Mas os media brasileiros têm publicado notícias avançando que o próprio Lula tem dito que ele será "o próximo" a ser preso pelos investigadores.
Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula, a equipe do ex-Presidente está a averiguar quem é o autor da ação. 
Um jornalista brasileiro, no seu blogue, diz que a iniciativa pertence a um cidadão de nome Maurício Ramos Thomáz, de profissão "consultor".
O Instituto diz também que Lula não está a ser investigado e que o seu nome não consta dos processos do Lava Jato. Porém, há duas semanas, um documento oficial dos investigadores menciona pagamentos feitos ao Instituto Lula entre 2011 e 2013 pela empresa Camargo Corrêa, uma das empresas do cartel de corrupção visado pela operação Lava Jato.
Lula, diz a Folha de São Paulo, tem dito aos seus próximos que a prisão dos diretores de duas grandes empresas de construção brasileiras, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, revela que ele é o próximo alvo. Diz estar preocupado e recear ser chamado para prestar declarações e por não ter “foro privilegiado” – proteção que permite a titulares de cargos públicos de topo em funções serem julgados apenas pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Fonte: PÚBLICO
 
 

Nenhum comentário: