domingo, 28 de junho de 2015

O LINDO VASO DE CICLAME QUE GANHEI DO MEU FILHO


Tidas como as rainhas do inverno e as belas do gelo, as flores conhecidas como ciclames (ou ciclamens) são as mais lindas do mundo; originárias da Europa, florescem naturalmente em países da região mediterrânea, como a Grécia. 
Essa planta não gosta de muito calor: temperaturas ideais em torno de 18 graus, em ambientes frescos, porém, não muito frios, pois em temperaturas abaixo de seis graus negativos elas morrem.
As cores mais comuns entre os ciclames são o branco, o vermelho, o lilás, o rosa e o salmão. Algumas espécies podem apresentar mais de uma cor de cada vez. 
A sua aparência incomum é um dos seus grandes atrativos. Os botões de cíclames assumem uma forma que se assemelha a um cisne, devido ao longo caule – que pode atingir entre 20 e 30 centímetros – e o seu aspecto que lembra a cabeça pendente de uma ave, com o bico para baixo. 
Quando os botões se abrem, as pétalas mostram-se distribuídas nas pontas das hastes, lembrando uma borboleta com as suas asas fechadas.
A folhagem dos ciclames é um espetáculo à parte. As folhas possuem o formato clássico de um coração e têm sido usadas como ornamentação mesmo quando não há flores. O seu tom de verde é bastante forte e apresenta pintas branquinhas que lembram o mármore.
Os ciclames são flores muito decorativas que podem despontar em qualquer época do ano, pois são plantas perenes, que podem durar por muito tempo, se bem cuidadas.
Muitos jardineiros amadores desistem de cultivar essas flores por considerá-las muito complexas. Entretanto especialistas afirmam que o seu cultivo pode ser bastante simples, a partir do momento em que se compreende o seu processo de desenvolvimento. Elas devem ser mantidas em ambientes ventilados, protegidas da umidade e do calor. A rega deve ser feita a cada três dias, quando a temperatura ambiente estiver mais fria ou mais seca.
MARAVILHA DE FLOR!
OBRIGADA, FILHO!

Nenhum comentário: