sábado, 12 de setembro de 2015

TRAFICANTES PRESOS? A FAMÍLIA BRASILEIRA AGRADECE!



A Polícia Civil prendeu 11 integrantes de uma facção criminosa que faziam a contabilidade do crime em um condomínio de luxo, em Mairinque, no interior paulista, na noite desta quarta-feira (9). 
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (10), o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, parabenizou a equipe pela operação.
“Este golpe contra a criminalidade organizada é resultado de um trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Segurança, Delegacia Geral e Denarc, desde o início do ano”, disse Moraes. “O objetivo é acabar com a ação da facção através do estrangulamento do sistema financeiro”, completou.
A operação foi realizada por policiais da 4ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) do Denarc, que flagraram a “reunião” em que estavam integrantes da quadrilha tidos como “líderes” em diferentes regiões do Estado.
O encontro, segundo o secretário, ocorria mensalmente, sem ter dia e local certos. “A reunião era realizada por 14 integrantes, sendo que cada um representava uma região, ou sub-região do Estado de São Paulo”, explicou.
Ainda segundo Moraes, a prisão de um homem responsável pela distribuição de drogas na Capital, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, ocorrida em julho, auxiliou na detenção desses suspeitos. Na ocasião, foram apreendidos 1,623 tonelada de cocaína e 898 quilos de mistura para preparação da droga, que gerariam mais de R$ 40 milhões à facção.
De acordo com o secretário, três membros fugiram no momento da abordagem, mas já foram identificados. Diligências estão sendo feitas para que eles sejam localizados. “A prisão dos 11 integrantes é o início para se acabar com o sistema financeiro da facção”, finalizou o secretário.

A operação
Depois de receberem a informação do encontro entre integrantes da facção criminosa, uma equipe de inteligência do Denarc passou a acompanhar um dos responsáveis por administrar a contabilidade do grupo que foi a uma chácara localizada dentro do condomínio de luxo, na Avenida do Sol.
No local, os policiais civis perceberam uma grande quantidade de carros estacionados, indicando a existência de uma reunião com muitos participantes. Depois da solicitação de apoio policial, os agentes entraram no condomínio e surpreenderam 14 criminosos.
Segundo o delegado Wagner Carrasco, titular da 4ª Dise, os três suspeitos que conseguiram fugir atiraram contra os policiais. Ainda de acordo com ele, foram realizadas diligências pelo local, mas os criminosos não foram localizados.
“A operação é fruto de um trabalho que visa não apenas combater os micros e médios traficantes, mas também tem foco em grandes distribuidores de droga no Estado”, ressaltou o delegado titular da Dise, Alberto Pereira Metheus Junior.
Dos 11 integrantes, dois eram procurados pela Justiça e seis têm passagens na polícia. Com eles foram apreendidos sete carros, porções de maconha e cocaína, 40 celulares, sete notebooks e pendrives. Papéis com anotações também foram encontradas no imóvel.
O material foi encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia e será utilizado nas investigações, que prosseguem.
A ocorrência foi registrada como associação criminosa; drogas sem autorização ou em desacordo; associação de duas ou mais pessoas; promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa; uso de documento falso e captura de procurado.
 
Nathalia Manzaro/SSP.

Nenhum comentário: