terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Região de Sorocaba ganha nova Base de Radiopatrulha Aérea da PM


A região de Sorocaba ganhou uma nova sede para a Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAe), que foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin, às 11 horas de sábado (02/02), no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, na Avenida Isaltino Guanabara Rodrigues da Costa, 1.680, no bairro Vila Barão, em Sorocaba, distante 164 quilômetros de São Paulo. Até então, a unidade funcionava no Hangar pertencente à BR Aviation.
Além do governador, participaram da solenidade o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o comandante geral da Polícia Militar, o coronel Benedito Roberto Meira, do comandante interino do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GRPAe), o tenente-coronel Edson Luiz Gaspar, e o comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba, major Rinaldo Rodrigues Rachide. 
O governador Geraldo Alckmin destacou que os águias realizam "um trabalho maravilhoso, estratégico, salvando vidas tanto na segurança pública quanto na saúde". Alckmin lembrou que os helicópteros Águia atuam no resgate de feridos em acidentes, na busca a criminosos e até no transporte de órgãos para transplante.
O Governo do Estado investiu R$ 3.427.200 milhões na construção e mobília da nova sede. As obras terminaram no final de janeiro. A Base beneficiará os 2,8 milhões de habitantes da região de Sorocaba, distribuídos por 79 municípios. 
As ferramentas da unidade são eficientes para rápidos salvamentos em catástrofes, como enchentes, ou em locais altos e de difícil acesso. A Base possui policiais militares treinados e especializados para o atendimento de variados tipos de ocorrência. 
A nova sede conta ainda com equipamentos como farol de busca, cesto para salvamento, maca de montanha, triângulo de evacuação e instrumentos para combate a incêndio. Além de uma cabine de treinamento para tripulante operacional, que é a única no mundo e desenvolvida para atender e treinar médicos, enfermeiros e policiais que atuam no Águia.
Além da nova sede de Sorocaba, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar conta com outras 10 Bases espalhadas pelo Estado, uma na Capital e outras nove em todas as regiões do interior. 
Juntas, as unidades apoiam o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar Rodoviária no combate à criminalidade. 
São quase 30 aeronaves no Grupamento, de modelos variados, utilizadas para o atendimento de ocorrências de urgência e em locais de difícil acesso – seja em pistas curtas, grama, terra ou asfalto –, missões de resgate, remoção aeromédica, transporte de órgãos para transplante etc. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública.

Nenhum comentário: