segunda-feira, 25 de março de 2013

Antes disso tudo sou um Homem...

Antes disso tudo sou Homem...
D I V E R S I D A D E

A compreensão da Diversidade Animal, Vegetal, Geográfica, Topográfica e Humana, me faz, cada vez mais, respeitar os outros habitantes da Terra que possuem características diferentes da minha. Faz-me também lutar para que os outros habitantes respeitem o que fui, o que sou, o que pretendo ser . Sendo assim me vejo empenhado, de forma física e intelectual, para que a diversidade seja um conceito compreendido, exercitado e respeitado entre os homens, deles para com as mulheres, de todos para com as crianças, os bichos, a natureza vegetal e física.
Nossas relações devem se pautar em troca e permutas, pois que reconhecer os outros e as características que os diferem é me reconhecer, é exigir a contrapartida. Ao reconhecer o Belo na natureza biológica, paisagística, geográfica em que o outro está inserido dentro de uma localidade ou uma região ou de um determinado país ou estado nacional, estou , ao mesmo tempo, exigindo que o reconhecido também me reconheça e tudo o que está vinculado a minha história. Porém somente reconheço aquele costume ou aquela manifestação desde que a existência da mesma não cause danos ou destruição a outros seres vivos, a natureza, as outras culturas, à diversidade.
O reconhecimento deste ou daquele gosto, deste ou daquele costume, deste ou daquele folclore, desta ou daquela manifestação cultural só pode ser realizado com consistência e profundidade por quem tem identidade própria, pois somente pode respeitar o outro aquele que tem conhecimento da sua própria identidade, sua própria história, da sua diferença para assim colaborar no contexto da diversidade. Somente quem se identifica dentro do seu próprio contexto cultural ou histórico pode exigir e lutar por esse reconhecimento em um contexto diverso da cultura e da educação promovida por este ou aquele estado nacional. 
A diversidade só pode se manifestar e ser respeitada em um Estado cujo sistema seja democrático e descentralizado, que se assente em conceitos federativos e que produza intelectualmente, e na prática, os elementos da diversidade que configuram uma federação. É necessário que o Sistema de Educação em um estado federativo de grande ou pequenas proporções atenda essas especificidades, democratizando os conteúdos das matérias escolares para atender a diversidade e satisfazer todas as realidades regionais e locais. 
Para alcançar esse objetivo é necessário exigir dos países de grandes dimensões territoriais que os instrumentos tecnológicos de industrialização, promoção, distribuição e arrecadação que lidam com a educação e a cultura sejam democratizados e distribuídos e colocados a serviço da diversidade que o seu território abriga. Somente através da descentralização político-representativa, econômica e administrativa do poder é que se alcança o respeito, a autoestima, a dignidade e o desenvolvimento Humano.

Valionel Tomaz Pigatti.

- escritor paulistano 
(blog Valionel, opinião)

Nenhum comentário: