terça-feira, 19 de março de 2013

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL ARCANJO TEM DIRETOR DE COMUNICAÇÃO. VOCÊ CONHECE?


José Augusto de Camargo Neto
MTB: 69.936


O Roberto Mendez o conheceu.
ESCLARECIMENTO AOS LEITORES DO “O JORNAL”

MOTIVOS DO TÉRMINO DA COLUNA 
“TEMPO QUENTE” NO REFERIDO JORNAL

Respondendo a inúmeros emails, esclarecemos aos amigos internautas e leitores do periódico “O JORNAL”, os motivos pelos quais deixamos de ser colaborador do mesmo, onde por duas edições consecutivas (respectivamente edição nº 151 e 152) publicamos a coluna TEMPO QUENTE.
O “INFORMATIVO TEMPO QUENTE ON-LINE”, blog mantido na internet desde 2004, sempre primou por total independência, sem contar com patrocínio político ou comercial, sendo eu, Roberto Mendez único responsável pelas matérias aqui postadas, procurando sempre oferecer aos seguidores do meu trabalho, a verdade em cima dos fatos. Minha postura intransigente na defesa da justiça, dando voz e abrindo espaço aos menos favorecidos, obedecendo com rigidez ao “Código de Ética do Jornalista” e do “Assistente Social” nem sempre foi bem aceita pelos meios de comunicação de nossa cidade.
O Sr. José Augusto Camargo Neto, diretor do tablóide “O JORNAL”, ao contatar-me em minha residência a fim de convidar-me para ser colaborador do seu periódico, mesmo tendo sido alertado de que a minha participação em seu jornal causaria um “impacto” na sociedade sãomiguelense, principalmente entre os políticos inimigos da transparência e avessos a divulgação da verdade, imbuído de má intenção ou não, com o objetivo segundo ele, de transformar sua publicação mais conhecida em São Miguel Arcanjo, ofereceu-me total liberdade de expressão em minha coluna, se comprometendo a publicar sem nenhuma modificação ou censura os tópico e opiniões ali emitidas.
Acontece que já na primeira inserção da COLUNA TEMPO QUENTE no “O JORNAL” o Sr. Augusto deixou de publicar dois dos doze tópicos que lhe enviei, alegando serem eles muito objetivos e diretos, como pode ser visto nas cópias dos textos aqui reproduzidos, tirados da troca de emails:
Em 25 de janeiro de 2011 18:19; ojornal.sma@gmail.com
Boa tarde Mendez, Desculpa não responder teu email, to correndo igual coelho em caçada… Eu encaminhei os tópicos para dona Geni dar uma olhada, teve 2 que ela acha melhor não colocar, o 3 e o 7, Ok. Estou enviando como ficou a coluna, veja se aprova.Aguardo o seu retorno companheiro. Att. Augusto Camargo
Quem me conhece sabe o que penso sobre a censura, e eu manifestei-me contrário a atitude tomada pelo diretor do jornal, por considerá-la como quebra do que havíamos combinado.
De: Roberto Mendez: tempoquente@gmail.com
Enviada em: terça-feira, 25 de janeiro de 2011 18:54 Para: O jornal - Amigo Augusto... OK... A coluna ficou ótima. Gostaria de saber o motivo da não inserção dos tópicos 03 e 07. Será por falta de espaço? Caso positivo para a próxima edição reduzirei o numero de tópicos de 12 para 10. Sem mais, espero que tudo dê certo para nós e que a coluna Tempo Quente não lhe traga aborrecimentos. Um abraço... Mendez.
A resposta foi bastante lacônica e esclarecedora para mim...
Para Roberto Mendez: tempoquente@gmail.com 25 janeiro de 2011 18:58 Boa tarde Mendez, O motivo é que ela achou que foi ataque direto, só isso. No mais, tranqüilo. Att. Augusto
Quando já estava com os tópicos preparados para enviar ao “O JORNAL”, recebi o seguinte Email:
Para Roberto Mendez: tempoquente@gmail.com 22 de fevereiro de 2011 09:40 Bom dia Mendez, Tudo bem? Não temos nos encontrado pela correria… Mais vamos lá, sexta dia 25 tem edição novamente, já tem texto ai pra mim? Bom, o pessoal em geral tem gostado, mais tenho ouvido algumas conversas sobre “porque ele não coloca sobre a rua tal, ou fala de tal coisa, ele só fala do prefeito?”. Precisamos conversar pessoalmente, mais se nessa edição você tiver outros assuntos seria legal. Desde já agradeço... Abraço, Augusto Camargo
Para mim, foi o suficiente. Percebi claramente que a linha editorial do “O JORNAL” não era a que eu imaginava, e sim, divergia drasticamente da proposta que me fora apresentada pelo Sr. Augusto. Desta maneira, só restou-me romper com minha participação nesse “conceituado” veículo de comunicação, retirando a coluna “TEMPO QUENTE” de suas paginas a fim de preservar a minha credibilidade e também do nosso blog.
Resumindo: O “impacto” causado por nossa coluna foi tão grande, que acabou “impactando”até mesmo o próprio jornal. Roberto Mendez.

Transcrito do blog Tempoquente do dia 27/03/2011.

Nenhum comentário: