sábado, 30 de março de 2013

"O FIO DA NAVALHA"


Um trecho deste livro escrito por  William Somerset Maugham  diz bem sobre a composição de cada pessoa e de como pesa o ambiente onde ela viveu na formação do seu caráter, na construção dos seus sonhos, na experiência de vida que carrega.
Para ele, o ser humano traduz-se como um emaranhado de tramas e sensações colhidas ao longo da existência, porque a cada dia ele pode, ao seu bel prazer, transformar tudo de novo, indefinidamente. 
Palavras dele no livro: 

É difícil a gente compreender bem as criaturas e não creio que possamos conhecer ninguém a fundo, a não ser os nossos próprios compatriotas. 
Pois os homens não são somente eles; são também a região onde nasceram, a fazenda ou o apartamento da cidade onde aprenderam a andar, os brinquedos que brincaram quando crianças, as lendas que ouviram dos mais velhos, a comida de que se alimentaram, as escolas que frequentaram, os esportes em que se exercitaram, os poetas que leram e o Deus em que acreditaram. 
Todas essas coisas fizeram deles o que são, e essas coisas ninguém pode conhecê-las somente por ouvir dizer, e sim se as tiver sentido. 
Só pode conhecê-las quem é parte delas.


Nenhum comentário: