quinta-feira, 21 de março de 2013

OUTRO FIAPO DE HISTÓRIA




Sabia disto?
A história dos búfalos começou em São Miguel Arcanjo.
Foi no ano de 1.948 que o Comendador Umberto Yemma emigrou da Itália diretamente para a Fazenda Santo António, de sua propriedade, em São Miguel Arcanjo.
Trazia consigo duas dezenas de fêmeas e dois machos de uma espécie de animais grandes e esquisitos chamados "búfalos", desconhecidos na região.
Muitos zootecnistas puseram-se a estudar esses animais. Responsável pela grande divulgação, principalmente no Vale do Ribeira, o jornalista Moupyr Monteiro, do Correio Paulistano. 
Na III Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados realizada em Itapetininga, no ano de 1.956, foram premiados os búfalos de São Miguel Arcanjo.
Nessa época, o rebanho do Comendador contava com 350 cabeças, em caráter experimental e já coordenava a empreitada o senhor Aldo Beretta, genro do mesmo, que inclusive presenteou aquele jornalista com um casal da espécie; esses animais foram enviados para a propriedade de Sojiro Shimizu, em Registro.
Nessa época, não havia no Brasil nenhum estímulo para a criação do búfalo.
O Banco do Brasil negava financiamento, alegando que esse animal chamado "BÚFALO" não constava da relação de animais cuja criação poderia ser financiada.
Muitos criadores, tais como Paulo Gomes Machado, Oswaldo José Stecca, Sérgio França, Jean Sula, Rauf Fiocathi, etc.,  interessados pelos animais que se adaptavam a qualquer espécie de pastagem e chegavam a pesar até 30 arrobas, acabaram comprando.
Nos anos de 1960, 61, 62, 63 e 64, subvencionados pela Secretaria da Agricultura, os búfalos do Vale do Ribeira tiveram uma participação marcante nas exposições realizadas em abril no Parque da Água Branca.
Um reprodutor de propriedade de Paulo Joaquim Monteiro da Silva, representando o Vale do Ribeira, recebeu o 1º Prêmio na Exposição do Parque da Água Branca em 1960.
Nesse mesmo ano foi criada a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, que teve como primeiro presidente ALDO BERETTA; vice Paulo Joaquim Monteiro da Silva; membros: Severo Fagundes Gomes, Paulo Nogueira Neto, Francisco Sílvio Malzoni, Rui Prado Mendonça, Rauf Fiocathi e José Jacinto da Silva.
O primeiro sócio foi Jean Sula, proprietário de uma fazenda em Sete Barras.
Curiosidades:
1. A primeira pessoa que tirou leite de búfalos foi Toshio, filho de Shimizu;
2. As primeiras pessoas a tomarem leite de búfala, foram Yumiko, Taeko Shimizu e irmãos e Rubens Shimizu e irmãos.

Nenhum comentário: