sábado, 30 de março de 2013

O QUASE CENTENÁRIO PRÉDIO DA SUL PAULISTA NA ANTIGA RUA NOVA EM SÃO MIGUEL ARCANJO


Casa das Máquinas onde giravam as turbinas da Sul Paulista no bairro do Turvinho já não funciona mais.
Construída no começo do século XX, produziu eletricidade para abastecer Itapetininga e São Miguel Arcanjo.
Para voltarmos no tempo, lembramos que, no final do mês de julho de 1.914, o então gerente da Empresa de Eletricidade Sul Paulista, Guilherme Bohrer, dirigia os serviços de melhoramentos pelos quais passavam a iluminação pública local e a linha transmissora de luz e força a São Miguel e a Itapetininga.
Tinha a empresa nessa época o ensejo de dotar a cidade com um grande e útil melhoramento, instalando uma rede telefônica com comunicação com a estação da Central da Companhia Telefônica Bragantina, de Itapetininga.
Foi nesse ano que a empresa também cogitou construir um prédio na cidade, à Rua Nova, que depois passou a chamar-se Rua Aurora e, hoje, Rua Manoel Fogaça, onde deveria funcionar o escritório da empresa.
Esse prédio foi construído e existe até hoje; fica no número 700 da referida rua. 
No muro próximo ao portão de entrada do prédio tem afixado o número 1.907.


Trata-se do ano em que a Companhia instalou-se em terras que foram compradas dos herdeiros do Tenente Urias Emygdio Nogueira de Barros e não do início da construção do prédio, pois baseamos este texto em informações contidas no jornal " O Estado de São Paulo", edição de 03 de agosto de 1.914. 

Nenhum comentário: