quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OS 79 ANOS DA MORTE DE UM GRANDE GENERAL






ATALIBA LEONEL FERREIRA 
Um dos vultos de projeção na vida política de São Paulo, que se destacou de seus pares no remoinho das atividades públicas, pugnando pelo interesse da coletividade com grande espírito de patriotismo e evidentes provas de solidariedade, foi o General ATALIBA LEONEL. 
Figura ilustre de homem público que sempre soube exercer com dignidade e honradez as funções que lhe atribuíram, n
asceu em Itapetininga em 15 de Maio de 1875.
O ilustre General Ataliba Leonel era filho do Major Mariano Leonel Ferreira e dona Francisca Rolim Leonel Ferreira, também naturais de Itapetininga e descendentes de tradicionais famílias paulistas. 
Estudou no Seminário Episcopal de São Paulo e no Ateneu Paulista, realizando o seu curso superior na Faculdade de Direito de São Paulo, na qual se bacharelou em 1895, em Ciências Jurídicas e Sociais. 
Iniciou sua vida profissional advogando em Piraju, onde também teve início sua agitada vida política, que o levaria à celebridade e à glória. 
Em 1898, é eleito pela oposição para cargo de Vereador na Câmara Municipal de Piraju, cargo que manteve em sucessivas reeleições. 
Assumiu a chefia da política local em 1899, fundando o diretório do Partido Republicano Paulista, tendo sido, também, presidente da Câmara Municipal daquela cidade. 
Espírito organizador, dotado de grande energia, iniciativa e combatividade, tornou-se uma das figuras de maior prestígio entre seus correligionários do Partido Republicano Paulista (PRP). 
Em 1904, o General Ataliba Leonel foi eleito Deputado Estadual, sendo reeleito para as legislaturas subsequentes, até que por seus assinalados serviços prestados à causa pública foi eleito Senador Estadual. 
Novamente eleito em 1927 para o cargo de Deputado Estadual, vem a ter o seu mandato renovado para a legislatura seguinte. 
No início de sua vida pública, além de exercer a advocacia, ocupou-se com atividades agrícolas, formando uma das melhores fazendas de café da zona sorocabana. 
Na política de São Paulo, sua atuação foi de uma intensidade absorvente e sob seu patrocínio desenvolveu-se todo o sertão do vale do Paranapanema, criando-se municípios e comarcas. 
Em 1930 o General Ataliba Leonel ocupava uma cadeira no Senado do Estado de São Paulo, quando se consumou a vitória do movimento armado contra o governo do Dr. Washington Luis Pereira de Souza, o que no entanto, não o faz renunciar às suas antigas idéias, embora destituído automaticamente do posto que então ocupava e obrigado a restringir suas atividades políticas aos limites impostos pelas novas circunstâncias. 
Circunscrevendo-se às suas atividades particulares, surge o General Ataliba Leonel, em 1932, tornando-se parte ativa do movimento constitucionalista de São Paulo, contra os desmandos de uma ditadura que ameaçava perdurar. 
Cessadas as hostilidades com a vitória das forças ditatoriais, foi preso e exilado, sendo mais tarde beneficiado pela anistia política, quando então volta ao Brasil, entregando-se imediatamente ao trabalho de reorganização do seu partido. 
Entretanto a morte o alcançou quando havia apenas realizado a primeira parte dessa tarefa, que constituiu na arregimentação dos correligionários políticos, muitos dos quais se encontravam retraídos ou desnorteados ante a mudança operada no curso dos acontecimentos. 
O General Ataliba Leonel faleceu no dia 29 de Outubro de 1934, em sua residência na cidade de Piraju, cercado de todo o carinho de sua família e dos amigos que jamais o abandonaram nas ocasiões incertas. 
Nessa ocasião, perdia São Paulo um dos mais ardorosos defensores, uma vida inteiramente devotada ao bem público e ao progresso de sua terra, que ele tanto amou e pela qual envidou os seus maiores esforços, para que ela fosse sempre engrandecida com decisões que a elevassem ao seu progresso. 
- (Texto do livro “Eles construíram a grandeza de São Paulo” Organizado por Jan Korybut - Woroniecki / Primeira Edição / Editado pela Sociedade Brasileira de Expansão Comercial Ltda / São Paulo / Uma contribuição para o IV Centenário de S.Paulo). 
Bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1895/1896.
Fundou em Piraju o Partido Republicano. Eleito Deputado em 1904, sendo reeleito por várias vezes.
Exerceu cargos como Deputado Estadual e Federal.
Teve a direção do Partido Republicano Paulista.
Foi combatente nas lutas em 1924 e 1939 e na Revolução Constitucionalista de 1932. 
Foi o Comandante da Brigada do SUl na Revolução de 1932.
Casou com sua prima de 14 anos - Francisca Leonel de Barros em 8 de maio de 1897 em Piraju. 
Temos o registro de 4 filhos deles: Jaime, Jarbas, José e Carmen.
IHGGI

Nenhum comentário: