quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OS 71 ANOS DE VIDA DO CONFRADE JOSÉ LUIZ NOGUEIRA



José Luiz Nogueira nasceu em Itapetininga no dia 29 de outubro de 1942.
Estudou no Grupo Escolar Major Fonseca.
Fez primeira comunhão na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres.
Fez um curso de admissão com a professora Terezinha, esposa do contabilista Plauto José Holtz de Moraes.
Passou entre os primeiros colocados no Instituto de Educação Peixoto Gomide. 
Concluiu o 2o. grau no Colégio Estadual do Paraná. 
Cursou Física na Universidade Federal do Paraná, no Centro Politécnico, em Curitiba.
Foi radialista, trabalhou na PRD-9 Rádio Difusora de Itapetininga e na Rádio Progresso de São Paulo. 
Participou de diversos programas humorísticos na extinta TV Paulista Canal 5 em São Paulo, hoje Rede Globo de Televisão. Trabalhou no Grupo Sul América de Seguros. 
Participou do Grupo de Escoteiros da Sociedade Thalia. 
Foi radioamador e sócio fundador do GMPR - Grupo Morse Paranaense.
Há mais de 20 anos vem desenvolvendo pesquisas em torno de seus ancestrais. 
Pesquisa o seu tronco paterno, a família NOGUEIRA e pelo lado materno os MOREIRA BRANCO e BARROS LIMA. Pesquisa a história de Itapetininga e de seus fundadores: Manoel José Braga, Domingos José Vieira, Salvador de Oliveira Leme, Simão Barbosa Franco, o que resultou na edição do livro GENEALOGIA DE UMA CIDADE - volume I - ITAPETININGA, que foi lançado em 4 de outubro de 2005, em Sessão Solene do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.
Juntamente com Messias dos Santos Pereira e José Luiz Ayres Holtz, o Grilo, iniciou as tratativas para a fundação do IHGGI - Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o que aconteceu no dia 22 de junho de 2005.
No IHGGI escolheu como patrono de sua cadeira o genealogista Luiz Gonzaga da Silva Leme, autor da grande obra GENEALOGIA PAULISTANA, em 9 volumes que tem servido de referência para todos os pesquisadores de historias e genealogias.
José Luiz Nogueira não parou. 
Continuou fazendo suas pesquisas junto aos arquivos públicos, cartórios, igrejas, cemitérios, etc... além de participar de diversos grupos de pesquisas genealógicas, através de Foruns na Internet. 
Fez o caminho de Parati a São João Del Rey, assim como os tropeiros o fizeram em tempos de transferência do ouro do Brasil para Portugal.
Passou por Aparecida, Lorena, Cruzeiro, Caxambu, Baependi, Cruzilia, São João Del Rey, Lavras, Varginha, etc...
Em setembro de 2006, formou dupla com José Luiz Ayres Holtz, o Grilo, na elaboração do Livro da História do Comércio de Itapetininga, um projeto desenvolvido pelo SESC e em outro projeto da Editora Nova América, na elaboração de Atlas Escolar Histórico e Geográfico das cidades de Itapetininga, Boituva, Tatuí, Lençóis Paulista e Votorantim.
Em 2008 lançou o livro GENEALOGIA DE UMA CIDADE - volume II - Itapetininga, em noite de autógrafos realizada no Hotel Itapetininga.
Atualmente continua seus trabalhos de pesquisas lendo e catalogando todos os volumes dos Maços de População de Itapetininga.
Está escrevendo GENEALOGIA DE UMA CIDADE - volume III - Sarapuí e Pilar do Sul, que deverá ir para o prelo no final do mês que vem.
PARABÉNS, CONFRADE!

Nenhum comentário: