sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"ORAÇÃO DA TERCEIRA IDADE"










Senhor,
ensina-me a envelhecer!
Convence-me 
de que a comunidade
não me faz nenhum agravo
se me vai exonerando das responsabilidades,
se não solicita mais a minha opinião,
se escolhe outros
para ocuparem o meu lugar.
Despoja-me
do orgulho da experiência acumulada
e da veleidade
de me julgar insubstituível.
Que eu saiba ver,
no gradativo desprendimento das coisas,
apenas a lei do tempo.
Que descubra, 
nesta transferência de encargos,
uma das mais palpitantes expressões
da vida que se renova
sob o impulso da Tua Providência.
Faze, ó Senhor,
que eu consiga ser 
ainda útil nesta terra
contribuindo com o otimismo
e com a oração
para a alegria e a coragem
de quem recebe o turno das responsabilidades.
Que eu viva sem perder o contato,
humilde e sereno,
com o mundo em transformação.
Que não lamente o passado,
mas saiba fazer
de meus sofrimentos pessoais
um dom de reparação social.
Que o meu afastamento do campo de trabalho
seja tão simples e natural
como um sereno e feliz,
luminoso por de sol.

Desconheço a autoria deste poema. Se alguém souber, me diga.
Vi publicado num jornal antigo e gostei.

Nenhum comentário: