terça-feira, 22 de outubro de 2013

A CASA DE DETENÇÃO QUE VIROU BIBLIOTECA EM SÃO PAULO



A Biblioteca de São Paulo foi concebida pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado em 2010 como um projeto-modelo, baseada em experiências de sucesso no exterior, cujo objetivo é aproximar o universo da literatura do público até então distante dos livros. Instalada no mesmo local onde funcionou a Casa de Detenção do Carandiru (hoje transformado no Parque da Juventude pelo Governo do Estado de São Paulo), a Biblioteca tem como uma de suas principais características deixar todo o seu acervo ao alcance do público, que pode manuseá-lo livremente.
No seu extenso catálogo com mais de 35 mil itens constam, além dos clássicos e obras aclamadas pela crítica, os últimos lançamentos e os exemplares mais vendidos da literatura nacional e estrangeira, fato marcante que difere a Biblioteca de São Paulo de seus congêneres. 
Outras especificidades do projeto são os horários expandidos, incluindo noite, fins de semana e feriados, e o fato de ser totalmente adaptada a portadores de necessidades especiais, incluindo mobiliário, pessoal treinado para apoiar esse público e acervo com títulos em braile.
A Biblioteca também oferece uma intensa programação cultural que inclui palestras, contação de histórias, discussões sobre temas literários, intervenções teatrais, apresentações musicais, cursos diversos e brincadeiras. 
Há também cursos periódicos de capacitação voltados a profissionais de outras bibliotecas públicas e comunitárias do Estado.
Em seus 4.257 m² de área, o público pode, além de ler livros, revistas e jornais, emprestar exemplares do acervo ou materiais de outras bibliotecas, participar de atividades especiais de leitura e contação de histórias para crianças, acessar à internet, escutar música, assistir a um filme, brincar com os jogos eletrônicos e relaxar nas suas várias áreas de convivência.
ONDE FICA ISSO?
Na Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Parque da Juventude – Santana – São Paulo–SP (Estação Carandiru do Metrô)


Fone: (11) 2089-0800
Funcionamento: Terça a Sexta-feira, das 9h às 21h | Sábado, Domingo e Feriado, das 9h às 19h
Entrada Gratuita
Acessibilidade cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Estacionamento pago
Fonte: site oficial da Secretaria de Estado da Cultura.

Nenhum comentário: