quarta-feira, 27 de maio de 2015

COMENDADOR GIUSEPPE GIORGI: QUEM FOI?


O comendador Giuseppe Giorgi, conhecido também como José Giorgi, tem seu nome emprestado a alguns logradouros públicos paulistas, inclusive em São Miguel Arcanjo.
Uma das mais importantes vias que recebeu seu nome é a Avenida José Giorgi que faz a ligação da Rodovia Raposo Tavares com um dos maiores condomínios da região, o SPII, além do Granja Viana II, Residence Park, Altos da Raposo e Hide Park. 
José Giorgi, proprietário de terras na região da Granja Viana, nasceu em 13 de dezembro de 1866 na cidade de Luca, na Itália. Em 1890 veio ao Brasil como engenheiro da estrada de ferro Sorocabana, no trecho entre Botucatu e Avaré. Acabou casando-se com Élide Contrucci, com quem teve seis filhos: 
José Giorgi Jr, Jorge Francisco Giorgi, Orlando Giorgi, Rodolpho Giorgi, Lina Leuzzi e Dante Giorgi. 
José Giorgi morreu aos 70 anos, em 17 de agosto de 1936.
É a neta Suzana Giorgi, moradora em Garça, quem fala sobre o avô no site da Granja, lembrando que 
uma das várias fazendas fundadas por ele foi a Fazenda Cabanas, nas terras onde se localizam os condomínios à beira da estrada que hoje leva seu, nome em Cotia. 
Em 1980, a Fazenda foi loteada, os loteamentos Granja Viana II, Residence Park, Altos da Raposo e Hide Park surgiram numa parceria dos netos de José Giorgi com a imobiliária de Paulo Alcântara ( de chapéu, na foto), um dos primeiros corretores imobiliários da região, falecido em 1999. 
Já o SPII foi loteado em parceria com a Gafisa.
André, filho de Paulo Alcântara, lembra que na fazenda havia um pouco de gado, frutas, plantação de abóboras, e plantio de eucalipto para reflorestamento. 
Parte desta plantação ainda pode ser vista no condomínio Granja Viana II, nas Glebas IV e V.
Apesar de morar na cidade de São Paulo, José Giorgi e sua família visitavam a fazenda com frequência. 
Suzana lembra de receber verduras, ovos, leite e queijo da fazenda.
Luiz Carlos, antigo morador da região, ao ser questionado sobre a Avenida José Giorgi, lembrou da escola para japoneses que havia no terreno em frente aonde é hoje a Doce & Companhia, a Associação de Moços do Moinho Velho ( foto da época - 1917). 
Era uma escola técnica de plantio que antecedeu e com certeza deve ter influenciado a fundação da Cooperativa Agrícola de Cotia.
O Comendador José Giorgi foi um homem de grandes realizações. 
Além de participar da construção da estrada de ferro Sorocabana, mais tarde levaria a mesma ferrovia de Assis até Presidente Epitácio. 
Depois construiu vários outros trechos como no Estado do Espírito Santo. 
Em São Paulo podemos citar as principais ferrovias: de Mairinque a Santos e de Boituva a Porto Feliz, entre outros trechos menores.
A sua tarefa múltipla incluiu aberturas no meio da mata, estações para embarque e desembarque, adutoras de água para uso geral e linha de telégrafo para comunicações. 
Teve grande participação no plantio de café, algodão e cana-de-açúcar e foi fundador da Empresa de Eletricidade Sul Paulista e da Vale do Paranapanema.
Na sua biografia também é destaque o fato de ter fornecido ajuda ao cabo submarino ligando o Brasil à Europa e ter recebido da coroa italiana o Título de Comendador e Grande Oficial.
Marina Novaes
Fotos: arquivo pessoal de Suzana Giorgi
Site da Granja

Nenhum comentário: