quarta-feira, 27 de maio de 2015

AINDA GIUSEPPE

Em 1911, o engenheiro italiano Giuseppe ( José) Giorgi fundou a Empresa de Eletricidade Sul Paulista e iniciou a construção da usina hidrelétrica de Turvinho, no rio do mesmo nome, com o intuito de abastecer o município de Itapetininga, que incluía o então povoado de São Miguel Arcanjo.
Em Itapetininga, a Empresa de Eletricidade Sul Paulista inaugurou a iluminação elétrica em 1912.
Nas décadas seguintes, a empresa permaneceu nas mãos da família Giorgi, ampliando sua capacidade geradora.
Em 1978, os descendentes de Giuseppe Giorgi venderam a Sul Paulista para a Companhia Paulista de Energia Elétrica (CPEE), um tradicional conglomerado de empresas de eletricidade formado em 1912 sob a liderança do coronel Vicente Dias Jr., concessionário no município de São José do Rio Pardo.
Em 1999, a Companhia Paulista de Energia Elétrica e suas afiliadas no interior de São Paulo foram compradas pelo grupo estadunidense CMS Energy Brasil.
Em 2007, a CPFL comprou da CMS Energy Brasil o conjunto de empresas pertencentes à antiga CPEE, que passaram a integrar a holding CPFL Energia.
Sob a nova direção, a operação da antiga Empresa de Eletricidade Sul Paulista, que atendia cinco municípios na região de Itapetininga, tornou-se a CPFL Sul Paulista.
Fonte: site da CPFL

Nenhum comentário: