quarta-feira, 27 de maio de 2015

A SEPULTURA DO COMENDADOR JOSÉ GIORGI



Encontra-se no Cemitério São Paulo, na capital paulista.
Magnífico conjunto escultórico em granito polido cinza e negro e estatuário em bronze. 
Ocupando dois terrenos, com a particularidade de parecerem túmulos separados, é composto em dois módulos. O da esquerda, sobre uma base de granito reto ergue-se outra base ascendente, sustentando o estatuário representando Cristo caído sob a cruz na 4ª Estação da Via Sacra, quando é auxiliado por Simão Cirineu, é quem aparece tentando levantar a cruz. Enquanto, alegoricamente as santas mulheres tentam ajudar. 
Copy and WIN : http://ow.ly/KNICZ

BIOGRAFIA PERPETUADA: 
José Giorgi, imigrante italiano, não fugiu à tradição de sua gente aventureira, emigrante e expansionista como também eram os antigos Florentinos. 
No Brasil dedicou-se inicialmente a construções de ferrovias. Em 1890 construiu o trecho da estrada de ferro Sorocabana de Botucatu a Avaré. 
Mais tarde levaria a mesma de Assis até Presidente Epitácio. Depois construiu vários outros trechos como no Estado do Espírito Santo. 
Em São Paulo podemos citar as principais ferrovias: de Mairinque a Santos, Boituva a Porto Feliz, 400 km entre Salto Grande a Porto Epitácio e outras. 
Também se dedicou à outras ousadas realizações tão importantes para o desenvolvimento da região Sorocabana. 
Foi fundador da Empresa de Eletricidade Sul Paulista e a Vale do Paranapanema que forneciam eletricidade para as cidades de Itapetininga, São Miguel (o Arcanjo não consta), Salto Grande, Rancharia, Maracaí, Tupã, Rinópolis, etc. 
Seus feitos não param por aí, foi ainda fundador de várias outras fazendas no Estado de São Paulo. 
O Comendador José Giorgi teve grande participação, primeiro na construção da estrada de ferro, depois o plantio de café, algodão e finalmente a cana-de-açúcar tão importante para o desenvolvimento de Quatá. 
MORTE Morreu em São Paulo Fonte: www.quata.com.br Formatação e pesquisa: HRubiales 
Copy and WIN : http://ow.ly/KNICZ

Nenhum comentário: