quarta-feira, 25 de novembro de 2015

QUE FIM LEVOU A GILMARA SANCHES?




Graças à Internet, de vez em quando ficamos sabendo do paradeiro de alguma pessoa, antes famosa e glamourosa diante das câmeras, e que agora vive do lado do avesso delas.
Por exemplo, Gilmara Sanches que virou dubladora e há algum tempo tornou-se diretora de dublagem.
Nascida em 1948 na capital paulista, começou sua carreira no Rádio e também participou de peças teatrais ainda criança: 11 anos. 
Foi na Rádio São Paulo que conheceu o marido e também dublador Ézio Ramos, falecido em 1999 (voz do ator Richard Chamberlain, de Sir Lancelot - no Rei Arthur -, do guerreiro Spielvan, etc).

Na TV Record, fez o programa infantil A Turma do Sete e começou a atuar na novela Turbilhão - 1965.
Em 1969, na TV Excelsior, trabalhou em Os Diabólicos, depois em Sangue do Meu Sangue e logo após em A Menina do Veleiro Azul.
Em 1975, na Tupi, participou da novela Meu Rico Português.
No cinema, fez apenas um filme: Betão Ronca Ferro/ 1975.
Participou do Show de Calouros, no Programa Sílvio Santos, quando ainda na Record; no SBT participou do telejornal fNoticentro, como diretora.

Como dubladora estreou em 1959, na Gravason, aonde fazia todas as garotas da época.
Entre os seus trabalhos em filmes estão as dublagens de Senhora Oxford, Emily Haberman, Sophie em O Ilusionista, Eileen Spenser em Quatro Mulheres e Um Destino, Rebecca em Sounder, Carmen Rawlins em Apostando a Vida, Liala Sheffield em Corina - Uma Babá Perfeita, Séfora, interpretada por Sônia Braga, em Moisés, Dona Julia, em Don Juan De Marco, Ruth Adams em Cash - Em Busca do Dólar, entre outros.
Em desenhos fez Layla em Kaleido Star, Marin de Águia na primeira dublagem de Cavaleiros do Zodíaco, Vidente em Kirby, Sailor Mercúrio na primeira dublagem de Sailor Moon, Li Kouran em Sakura Wars, Supu em Viewtiful Joe, Lois Lane na versão dos anos 90 de Super Homem, Policial Jenny a partir da 8° temporada, Anabel, Agatha, Lisa e personagens secundários em Pokemon, Policial Jenny na série Pokemon Chronicles e no filme O Mentor do Pokemon Miragem, Tigrerra em Bakugan - Guerreiros da Batalha, entre outros.
Em séries fez a primeira voz de Chastity Claire Babcock "C.c." interpretada por Lauren Lane em The Nanny, entre outros.
Nos anos de 1990 Gilmara se tornou diretora de dublagem, e atualmente é uma das maiores diretoras de dublagem de São Paulo.
Entre seus trabalhos em direção estão os desenhos As Super Gatinhas, Kaleido Star, Kirby, Sakura Wars, Viewtiful Joe, Cãezinhos da Sorte, Sigma 6, quarta diretora de Pokemon, O Mentor do Pokemon Miragem, Pokemon Mystery Dungeon, Dinossauro Rei, diretora da segunda dublagem de Tartarugas Ninja, As Tartarugas Ninja: Fast Forward, Tartarugas Ninjas (2003), entre outros.
Em filmes dirigiu Coisas Para Fazer Em Denver Quando Você Está Morto, Perto de Casa, Jogo Entre Ladrões, Guerra S.a Faturando Alto, Alucinações, Novidades no Amor, Jewel, entre outros.
Em séries dirigiu Ryukendo, entre outros.
Nos anos de 1990 Gilmara dublou dois personagens que foram os mais famosos de sua carreira: Sailor Mercúrio em Sailor Moon e Marin de Águia em Os Cavaleiros do Zodíaco, ambos na Gota Mágica. 
Quando os mesmos foram redublados na Álamo, não tiveram sua voz e os fãs ficaram decepcionados.
É que na ocasião da redublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco ela já estava no ritmo de direção no período de dia, tarde e noite de segunda a sexta, e não teria tempo para dublar a personagem; quanto a Sailor Mercúrio, na época ela poderia tê-la dublado, mas nesse caso não a chamaram para a personagem.
Gilmara Sanches apesar do intenso trabalho de diretora, eventualmente dubla alguma coisa na Centauro, aonde é diretora.
Fonte: Casa da Dublagem

Nenhum comentário: