quarta-feira, 25 de novembro de 2015

QUEM FOI CAROLINA DE JESUS?


A escritora brasileira Carolina Maria de Jesus durante noite de autógrafos do lançamento de seu livro "Quarto de Despejo", em uma livraria na rua Marconi, em São Paulo, em 1960

Escritora ( inclusive escreveu algumas peças de teatro), poetisa e sambista brasileira (compôs algumas marchinhas de carnaval), Carolina Maria de Jesus nasceu no ano de 1914 na cidade de Sacramento, em Minas Gerais e faleceu em São Paulo no mês de fevereiro de 1977.
Foi no ano de 1947 que ela se mudou para a capital paulista, bem quando nasciam as primeiras favelas; morou na favela do Canindé, trabalhando como catadora. 
Seus primeiros rascunhos foram feitos em cadernos encontrados no lixo.
Para relembrá-la, o Bloco Afro Ilú Obá de Min montou uma exposição  denominada Carolina em Nós, que vai até o dia 31 de janeiro de 2016 no Museu Afro Brasil, em São Paulo.
São fotografias, textos, músicas e histórias de uma das primeiras escritoras negras do Brasil.
O curador da exposição é Roberto Okinaka.
A admiração pela autora do livro " Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada", que já foi traduzido para mais de uma dezena de idiomas, é que mantém ativo o ILU, bloco composto exclusivamente por mulheres negras que surgiu a partir da discussão sobre a participação feminina no ato de tocar o tambor. 
Fontes: Agência Brasil, UOL Educação e Arquivo fotográfico Carolina Maria de Jesus ( Jéssica da Silva Carvalho).

Nenhum comentário: