domingo, 29 de novembro de 2015

UM SUCESSO O TOORO NAGASHI DE NÚMERO 61 REALIZADO EM REGISTRO/SP

Ao anoitecer do Dia de Finados, 2 de novembro, cerca de dois mil barquinhos coloridos e iluminados por velas cobriram as águas do Rio Ribeira de Iguape, em Registro, no Vale do Ribeira, na mais bela e tradicional homenagem aos antepassados realizada na região: o Tooro Nagashi, que este ano chegou a sua 61ª edição.



Cerimônias religiosas são o ponto alto do Tooro Nagashi, cujo objetivo é homenagear os antepassados.
Realizado nos dias 1 e 2 de novembro pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro, Nichirenshu Emyoji e Prefeitura Municipal de Registro, o evento deste ano fez parte das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
A cerimônia, no Parque Beira Rio, contou com as presenças do prefeito Gilson Fantin e sua esposa Maria Amélia, além do deputado federal Samuel Moreira, o vice-prefeito de Registro, Nilton Hirota, o presidente do Bunkyo de Registro, Kazuoki Fukuzawa, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rubens Shimizu.



Para o prefeito, “Dia de Finados ganha um novo significado”.
Gilson Fantin destacou a importância de manter as tradições japonesas no município. “O Tooro Nagashi se consolidou como um dos mais bonitos eventos turísticos da nossa região, atraindo muitos visitantes. O Dia de Finados ganha um novo significado com a beleza dos barquinhos iluminando nosso Rio Ribeira. É uma forma especial de lembrar e homenagear nossos antepassados”, afirmou.



Cerimônias religiosas.
Para o presidente do Bunkyo de Registro, “apesar do mau tempo, conseguimos cumprir nosso principal objetivo, que era o de homenagear nossos antepassados”. Embora não tenha uma estimativa, Kazuoki Fukuzawa calcula que cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local nos dois dias. “Quem foi gostou muito”, disse, explicando que nem a chuva nem as dificuldades financeiras tiraram o brilho do Tooro Nagashi.



Cerimônia religiosa no Rio Ribeira de Iguape.
“Exceto a apresentação de sumô, o básico da programação dos anos anteriores foi mantido. Em outros casos, como na gastronomia, por exemplo, houve até um aumento no número de barracas”, destacou o presidente do Bunkyo, lembrando que este ano, pela primeira vez na história do Tooro Nagashi de Registro, os organizadores homenagearam os mortos e sepultados cujos túmulos de alguma forma encontravam-se abandonados.
“Fizemos um levantamento em conjunto com a Prefeitura de descobrimos 68 casos”, disse Fukuzawa, explicando que o abandono pode ocorrer pelos mais diferentes motivos, como mudança dos familiares, de pessoas que não tinham parentes na cidade e até mesmo casos de familiares que também acabaram falecendo.



Centenas de barquinhos iluminaram o Rio Ribeira de Iguape.
Catamarã – “Eles já eram homenageados com um missa inter-religiosa celebrada no dia 1, este ano decidimos escrever seus nomes também nos barquinhos”, revelou Fukuzawa, acrescentando que, por causa das chuvas que caíram durante a semana no Vale do Ribeira, o rio subiu cerca de 1,5m o que impossibilitou a vinda do Catamarã de Ilha Comprida e também fez os barquinhos deslizarem mais rápido. “Mas nada que prejudicasse o evento”, assegurou.
Durante dois dias, os visitantes puderam conferir, além de apresentações de música e dança, cerimônias interreligiosas, praça de alimentação com saborosos pratos da culinária japonesa e queima de fogos de artifício.



Apresentação de taiko.
O Tooro Nagashi é uma promoção da Associação Cultural Nipo-brasileira de Registro (Bunkyo), em conjunto com a Nichiren-Shu do Brasil, com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Registro (ACER), Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista (Amavales), Autopista Régis Bittencourt e Prefeitura Municipal de Registro.


ALDO SHIGUTI, Redator-chefe - ashiguti@uol.com.br para o Jornal Nippak, edição de hoje.
Todas as fotos são da Prefeitura de Registro.

Nenhum comentário: