quinta-feira, 19 de novembro de 2015

SÍMBOLO DA CULTURA NEGRA MORREU EM ARAXÁ/MG

http://www.hotelcolombo.com.br/wp-content/uploads/2014/02/A-%C3%81rvore-dos-Enforcados-Arax%C3%A1.jpg


Uma árvore de cerca de 200 anos, que simbolizava a cultura negra em Araxá, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, morreu de causas naturais. 
Mesmo após tentativas de recuperação, a cidade perdeu a Árvore dos Enforcados, que era um dos principais pontos turísticos da região. 
O pau de óleo ou copaíba-vermelha, como é conhecida popularmente, ficava no alto da cidade. 
A morte foi constatada pelo IEF no fim de dezembro de 2010 e a árvore não foi retirada do local; ficou combinado que os galhos deveriam cair naturalmente.
Considerada patrimônio histórico da cidade, ela guardava uma história que se tornou lenda na região.
Não há documento sobre a história que chegou até os dias atuais contando que, durante o período escravagista brasileiro dois irmãos escravos sofriam muito nas mãos de seu proprietário que residia na cidade de Coromandel, em Minas Gerais. Um dia, cansados de serem maltratados, enfureceram-se e investiram contra o dono, matando-o. Os irmãos foram presos e levados até Araxá, para que pudessem ser julgados e sentenciados por um júri popular. O júri determinou pena de morte a ambos, o que deveria ser realizada através do enforcamento. Para isso, escolheram aquela árvore. Após o enforcamento, começou a circular pela cidade rumores de que em noites de ventania ouviam-se os gritos e os gemidos dos irmãos.
Assim, ela virou símbolo da cultura negra.
Vizinho à árvore dos enforcados, a Fundação Cultural de Araxá mandou construir, em 2004, o Centro de Referência da Cultura Negra de Araxá.
Fica no bairro Morada do Sol, à Rua Gustavo Martins de Oliveira, número 70. O acervo foi formado através de doações da comunidade e pessoas da raça negra.
Faz parte do acervo o Lugar de Memória onde biografias, documentos e objetos pessoais de negros atuantes na sociedade local estão expostos.
Telefone:  (34) (34) 3691-7097 (MMDB

Nenhum comentário: