segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

BEM PROCESSADINHO, QUAL É O MAL DE SE COMER O PRÓPRIO EXCREMENTO?

O plano da Nasa para alimentar astronautas com comida feita à base de seus excrementos.
Direito de imagemGETTY IMAGESImage caption
"É um conceito um pouco estranho", reconhece Christopher House, professor de Geociências na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Sua equipe desenvolveu um método para decompor urina e excremento humanos para criar alimentos para... os próprios humanos.
A técnica consiste em quebrar as partículas de resíduos líquidos e sólidos e, com a ajuda de reações microbianas, transformá-los em comida.
O projeto é parte de uma iniciativa financiada pela Nasa (a agência espacial americana) para encontrar formas mais eficazes de alimentar astronautas em missões que possam se estender por meses ou anos - como, por exemplo, uma possível viagem a Marte.
Isso porque o transporte de alimentos para essas viagens ocuparia espaço de armazenamento em excesso, aumentando o peso da espaçonave, a necessidade de combustível e gerando um complicador extra para as missões.
Até agora, a Nasa já havia desenvolvido algumas alternativas, como a agricultura hidropônica (de cultivo sem solo) ou com luz artificial. Mas tudo isso requer espaço físico para o cultivo.
Ao mesmo tempo, é preciso dar destinação aos excrementos dos astronautas em missões espaciais. 
Atualmente, os tripulantes da Estação Espacial Internacional reciclam parte da água de sua urina, mas isso exige um grande consumo de energia, diz House. 
As fezes, por sua vez, são ejetadas ao espaço.

Leia mais no
BBC BRASIL.

Nenhum comentário: