sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

VOCÊ CONHECE AS " CIDADES EDUCADORAS" DO BRASIL?


Sorocaba é destaque como “Cidade Educadora”
Por: Lucas Monteiro - Programa de Estágio – Neide Barbosa – Supervisão 



A cidade de Sorocaba aparece com destaque na página principal da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), pelas ações que vem promovendo para a melhoria da população. Este ano, a cidade comemora 10 anos como membro do organismo internacional que congrega mais de 400 cidades dos cinco continentes e que são classificadas com o conceito de Cidades Educadoras.
O programa surgiu em 1990, em Barcelona, na Espanha, quando um grupo de cidades representadas por seus governantes se uniu com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes por meio da “integração de atividades sociais e culturais para potencializar sua capacidade educativa formal e informal”, segundo definição do Ministério da Educação (MEC). 
Desde então, a AICE se encarrega de realizar congressos e determinar as principais diretrizes para o trabalho nas cidades participantes.
Para ser classificada como Cidade Educadora, o município deve assumir alguns compromissos como trabalhar a escola como espaço comunitário e como grande espaço educador, aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas, valorizar o aprendizado vivencial e priorizar a formação de valores.
“O município vem, através de diversas ações de políticas públicas, melhorando e incentivando o cidadão sorocabano a ter uma vida melhor. E vamos continuar trabalhando essas ações”, explica a secretária de Educação de Sorocaba, Marta Cassar, que faz parte do Comitê Executivo da AICE, e representa a cidade em um grupo constituído por países como Finlândia, Canadá, Itália, Coreia do Sul, Espanha, Portugal entre outros países.
Ainda de acordo com a secretária Marta Cassar, “a missão desse comitê é organizar, cada vez mais, as ações que colaborem para que o cidadão aprenda com a cidade e na cidade. Para isso, eu tenho trabalhado a questão da Cidade Educadora em conjunto com todas as secretarias do governo José Crespo”, explica a titular da Sedu.
Além de Sorocaba, a rede brasileira de Cidades Educadoras é composta por mais 13 cidades, sendo elas: 
Belo Horizonte (MG), 
Caxias do Sul, 
Guarulhos (SP), 
Horizonte (CE), 
Mauá (SP), 
Porto Alegre (RS), 
Santos (SP), 
São Paulo (SP), 
Santo André (SP), 
São Bernardo do Campo (SP), 
São Carlos (SP), 
Santiago (RS) 
e Vitória (ES).

Agência Sorocaba de Notícias - PM local.

Nenhum comentário: