sexta-feira, 7 de junho de 2013

"A SAGA DOS IMIGRANTES JAPONESES"


A história da colonização japonesa na Alta Sorocabana ganhou um novo e importante capítulo com a publicação do 
Livro: "A SAGA DOS IMIGRANTES JAPONESES EM PRESIDENTE PRUDENTE". 
O lançamento foi feito pela autora, Emika Tanaka Shicasho (75 anos); e traz um relato fiel da grande epopeia vivida por milhares de imigrantes a partir de 28 de Abril de 1.908 quando foi empreendida a viagem pioneira do "Kasato Maru" que chegou ao Brasil no dia 19 de Junho.
Os japoneses vieram do outro lado do mundo, numa fase em que o Brasil era um país desconhecido e ensaiava os primeiros passos para conquista do seu espaço. 
São Paulo tomou a dianteira e foi buscar quem entendia de Agricultura, para trabalhar a terra e produzir mais. 
Os japoneses aceitaram o desafio e vieram dispostos a enfrentar 4 anos de atividades no campo (obrigatoriamente). 
Só depois disso é que poderiam tomar outra alternativa em termos de trabalho ou investimento. 
A 1ª viagem do "Kasato Maru"- saindo da Ilha de Kobe/Japão - no dia 28 de Abril levou 52 dias para fazer o percurso de 21.000 milhas, passando por Cingapura e África do Sul até chegar ao Porto de Santos/SP no dia 19 de Junho de 1908. 
De todas as personalidades citadas no Livro da Pedagoga Emika, sete foram as que mais chamaram nossa atenção pela história humana que deixaram para a posteridade: 
Ryoichi Kodama - o pioneiro da imigração - aqui chegou com apenas 13 anos de idade. Um menino digno do carinho, da atenção e da admiração de toda a população brasileira. "Eu fui para o Brasil contrariando meus pais e meus avós. Era uma criança de 13 anos e não tinha nada a perder. O que eu perdi foi um pouco mais de tempo de convivência com eles. Tudo o que tenho consegui no Brasil. O meu maior orgulho é o fato de ter sido um dos primeiros imigrantes japoneses a desembarcar no Brasil" - declarou Kodama em "Caminhos da Memória". Pela ordem, seguem o resgate histórico: Hiroshi Yoshio; Tsuguio Takigawa; Kinya Ikoma; Mons. Nakamura; Massayoshi Fujii e Raul Kodama. Este último, filho do pioneiro Ryoichi Kodama, prudentino e "Heroi" Nacional como ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial. 
Fonte: Memórias de Um Repórter- 4/5/13

Nenhum comentário: