sábado, 2 de maio de 2015

O DIA DO TRABALHADOR INSATISFEITO JÁ PASSOU

Ter que trabalhar, arre!
É a expressão comumente utilizada desde a instituição do trabalho. Ou do patrão?
Quem trabalha, vive feliz, sereno e são. Será que não?
Quem trabalha, tem o organismo mais saudável e por isso se predispõe e sai ileso em casos de tratamentos dos mais cruéis indicados para doenças diagnosticadas como graves. Acredita ou não?
Louvado seja quem de palha cobriu a tosca habitação e mais tarde, graças ao trabalho jogou-se a palha fora e se fizeram outras maneiras para se cobrir a casa. Foi com o trabalho ou não?
Claro que ninguém foi feito para ser escravo de ninguém - e ainda mais se mal pago! Mas é fácil ser patrão? Quanto se precisa para tornar-se um patrão?
Bota trabalho nisso!
Tem gente que odeia esta poesia de Ana Amélia Mendonça intitulada "Canto do Trabalho". 
Por que será?


Trabalho é Glória. Quem trabalha 
Vive feliz, sereno e são. 
No ferro em brasa o homem que malha 
Busca a beleza e a perfeição. 

Pedra por pedra a alta muralha 
Ergue-se aos poucos do ermo chão. 
Louvado seja quem de palha 
Cobriu a tosca habitação; 

Quem corta o tronco e nele talha 
A mesa a que outros comerão;
Quem cose os pontos da mortalha; 
Quem serra as tábuas do caixão. 

A vida é áspera batalha 
Em que a arma é a rude mão. 
Bendito seja quem trabalha 
Pela grandeza e a perfeição.

Talvez você prefira ouvir a presidente Dilma contando sobre a história do trabalho em sua primeira gestão!?
Então, tá! Então, vou aqui endossar a pesquisa do Augusto Nunes para o seu Direto ao Ponto:
Em 2011, ela foi à TV e disse: “O emprego e o salário aumentam, a desigualdade diminui e o país continua avançando sem retrocesso. (…) Mesmo os brasileiros que mais precisam de apoio sentem que dias melhores estão chegando”.
Em 2012, ela disse de novo na TV: “A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil escolheram o caminho do bom exemplo (…), provando que é possível baixar os juros cobrados em empréstimos, cartões, cheque especial, inclusive no crédito consignado”.
Em 2013, ela disse e prometeu na TV: “Este governo vai continuar sua luta firme pela redução de impostos (…) mesmo que tenha de enfrentar interesses poderosos. Um governo que age assim e uma presidenta que pensa desta maneira não vão descuidar nunca do controle da inflação. Esta é uma luta constante, imutável, permanente”.
No ano de 2014, ela disse e de novo partiu para a mentira e a hipocrisia deslavadas ainda na TV: “O que pode envergonhar um país é não combater a corrupção, é varrer tudo para baixo do tapete. O Brasil já passou por isso no passado, e os brasileiros não aceitam mais a hipocrisia, a covardia ou a conivência. É com essa franqueza que quero falar da Petrobras. A Petrobras é a maior e a mais bem-sucedida empresa brasileira. É um dos mais importantes patrimônios do nosso povo. Por isso, a Petrobras jamais vai se confundir com atos de corrupção ou ação indevida de qualquer pessoa”.
Em 2015, ela não teve coragem de aparecer na TV.

Depois disso, você prefere continuar trabalhando ou fazer meia volta no caminho da vida?

Nenhum comentário: