sexta-feira, 6 de novembro de 2015

RECEITA DE BISCOITO DE QUEIJO FEITO PELA MÃE DO VANDEIR SANTOS, DONA SANTA

Embora eu tenha o meu foco voltado para a questão histórica, desta vez eu resolvi aproveitar este importante canal para divulgar o que considero um patrimônio gastronômico-cultural do município: a receita do biscoito de queijo.
Minha mãe nasceu e se criou no distrito de Campo Grande em uma época em que a preparação das mulheres visava sempre a boa administração do lar, o que tornava a culinária uma arte obrigatória a ser aprendida. 
Segundo ela, a receita do biscoito de queijo ela aprendeu com a “Tina do Ovídio”, quitandeira daquele lugarejo que no início da década de 40 fazia os biscoitos para serem vendidos no estabelecimento mantido pelo meu tio Quelé.
Aos gastronomicamente corretos informo que não é uma receita “light” e se encontra na sua forma original; demandando gordura suína, ovos caipiras e subproduto de leite “in natura” (diretamente da vaca). 
Nada impede aos dominadores da cultura culinária de substituir os elementos originais por outros mais saudáveis ou fáceis de se encontrar, neste caso não há como garantir resultados compatíveis com a fórmula original. 
Afinal de contas, o que é bom e não engorda?

Ingredientes:
2kg de polvilho
2 colheres de sopa de sal
700gr de manteiga
300gr de gordura de porco
10 ovos caipiras
Qualhada de 2 litros de leite “in natura”
1kg de queijo curado ralado grosso




Modo de preparo:
Utilizando uma gamela ou outro recipiente qualquer que suporte esforço, tempere o polvilho com o sal, coloque a gordura e a manteiga e misture até ficar bastante homogêneo. 


Dona Santa, mãe do Vandeir, preparando a massa.
O próximo passo é colocar os ovos e a qualhada, que não poderá estar totalmente drenada; é importante que ela contenha um pouco de soro. 
Misture os ovos com a qualhada e comece a sovar a massa até que ela fique no ponto de ser enrolada. 
Neste ponto pode ser que seja necessário mais ovos se a massa ainda estiver seca.


A massa pronta
A massa estando no ponto, basta acrescentar o queijo, misturar bem, e enrolar os biscoitos. 
Eles podem ser retos, em forma de “U” ou redondos como originalmente eram feitos em Campo Grande. 
Leve ao forno, em tabuleiros, com temperatura por volta dos 250º e o tempo vai depender de cada forno, tomando o cuidado de deixar a parte de cima um pouco mais distante do teto.


Dona Santa enrolando os biscoitos.
Dicas importantes: a qualhada é importante para dar a consistência de pão de queijo ao biscoito, permite que ele fique macio, mas por outro lado não suporta bem a estocagem por mais dias, se tornando duro como o próprio pão de queijo.


Biscoitos assados

A não utilização da qualhada resulta em um biscoito mais seco, quebradiço, mas que se mantém estável por mais tempo. 
Existe uma variação da receita onde a gordura e a manteiga são substituídas por banha de porco (sem a capa) o que resulta em um biscoito mais seco e fibroso.
Vandeir Santos, administrador do blog Daqui de Pitanguy.

Nenhum comentário: