quinta-feira, 12 de novembro de 2015

UBATUBA, "CIDADE ACOLHEDORA POR NATUREZA"



PROJETO DE LEI Nº 1394, DE 2015, outorga a Ubatuba o título de "Cidade Acolhedora por Natureza".
A JUSTIFICATIVA utilizada pela autora deputada Ana do Carmo, do PT, ao projeto:
Ubatuba é um dos principais destinos turísticos do Estado, especialmente em virtude da balneabilidade de suas praias e das condições privilegiadas que estas proporcionam para a prática de esportes aquáticos como o surfe.
A propósito, nas praias do Município, encontram-se condições para a prática do surfe muito raras em outros lugares do Estado.
Por essas características, Ubatuba tem sido considerada uma “cidade acolhedora por natureza”, de tal modo que a expressão já se converteu numa antonomásia consagrada para fazer referência ao Município.
A apresentação constante do sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Ubatuba justifica o título que esta propositura pretende reconhecer legalmente:
“Atualmente, a cidade possui 748 mil metros quadrados de área total, 102 praias, mais de 20 ilhas e grande parte de seu território é de Mata Atlântica intocada. Suas praias oferecem condições para as práticas de ‘surf’, mergulho, pesca, vela e para todos os tipos de esportes aquáticos. 
 Considerado um paraíso ecológico do Litoral Norte paulista, o município conta com ampla rede hoteleira e gastronômica e agrega infinitas riquezas naturais. Sua gente simples, de rica cultura, acolhe os visitantes em busca de lazer e diversão.
De acordo com o ‘website’ Turismo em São Paulo, vinculado à Empresa Paulista de Turismo e Eventos, entre os 645 municípios do estado, Ubatuba encontra-se entre os quatro mais procurados pelos turistas do Brasil.
O município conta com três Parques de preservação ambiental. O maior deles é o Parque Estadual da Serra do Mar, com mais de 47 mil hectares. Na região norte, destaque para o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
E não é só isso, a cidade conta com um dos primeiros parques subaquáticos do Brasil, situado na área de preservação ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta, e é habitada por comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e caiçaras, que mantêm suas tradições e costumes preservados.
Vale destacar que a cidade de Ubatuba, acolhedora por natureza, tem um dos maiores índices de Mata Atlântica preservada do Brasil.” (Prefeitura Municipal de Ubatuba, “Estância Balneária de Ubatuba”, disponível em .)
Em vista do exposto, pedimos às Senhoras Deputadas e aos Senhores Deputados o voto favorável a esta propositura. Sala das Sessões, em 13/10/2015 
 
Com certeza, haverá unanimidade na votação. Não engloba nada de gasto, nem de força, nem de trabalho algum...

Nenhum comentário: