domingo, 31 de janeiro de 2016

A SP 334 - CÂNDIDO PORTINARI





A Rodovia Cândido Portinari - SP 334, realiza a ligação entre as cidades de Ribeirão Preto, Batatais e Franca, indo até a divisa com o Estado de Minas Gerais. 
Pavimentada pelo D.E.R., entre os anos de 1960 e 1964, passa pelos municípios de Ribeirão Preto, Jardinópolis, Brodowski, Batatais, Restinga, Franca, Cristais Paulista, Pedregulho e Rifaina.
A referida rodovia recebeu a denominação de Cândido Portinarti, através da Lei nº 9.272/1966, em homenagem ao grande pintor nascido na cidade de Brodowski. 
Portinari executou várias obras em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes de sua casa e em uma pequena capela nos jardins da residência. 
Grande parte do seu acervo se encontra exposto na Igreja Matriz de Batatais. 
A preservação do conjunto tornou-se imprescindível, uma vez que o artista e seu legado constituem um patrimônio não só artístico, mas também histórico, social e político do Brasil. 
Em março de 1970, foi inaugurado o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, que tem por objetivo coletar, pesquisar, preservar e divulgar a obra e biografia de Cândido Portinari (1903 - 1962). 
Fonte: DER/SP

Nenhum comentário: