quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SÃO MIGUEL ARCANJO TEM ZERO DE TRANSPARÊNCIA. E QUANDO ISSO ACONTECE, TEM BOI NA LINHA, SIM, SENHOR! E O PREFEITO AINDA VAI PLEITEAR REELEIÇÃO?

G1
20/11/2015
Quatro cidades da região têm piores notas em transparência, afirma CGU. São: Guareí, Campina do Monte Alegre, Taquarivaí e São Miguel Arcanjo.
Quem não cumprir a lei deverá responder por improbidade administrativa.
Do G1 Itapetininga e Região

 
Prefeitura de Guareí está entre as piores notas em ranking da CGU (Foto: Reprodução/TV TEM) Pesquisa feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que quatro municípios da região de Itapetininga (SP) tiveram a pior colocação em uma escala de zero a dez em relação à transparência do acesso à informação. 
Guareí teve nota 1,94;  
Taquarivaí (1,39) 
e São Miguel Arcanjo (0,00)
Na contramão, Tietê teve nota 10, sendo uma das 29 cidades do país em 1º lugar no ranking.
Os resultados são da 2ª edição da Escala Brasil Transparente. Foram 1.587 cidades analisadas em todo Brasil. 
(Confira a tabela com a posição de 11 municípios da região abaixo).
A nota é calculada levando em conta dois quesitos: a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, que responde por 25% do resultado final; e a efetividade dos pedidos de acesso à informação nas áreas de saúde, educação e assistência social, que corresponde a 75% da pontuação final. 
Os demais municípios foram selecionados por meio de amostra probabilística definida por sorteio eletrônico.
O ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, ressaltou que mais da metade dos municípios não cumpre a lei de acesso. 
---------- “Infelizmente, mais de 50% dos municípios não cumprem a lei de acesso. Mais de 52% tiveram nota zero ou próxima de zero”, afirmou. 
Ainda de acordo com o ministro, os municípios e estados que não cumprirem a lei estão sujeitos a responder por improbidade administrativa.
Em todo Brasil, 29 municípios brasileiros obtiveram nota máxima em uma escala de 0 a 10 que mede a transparência dos entes federados. Do total, 822 municípios (51,8%) tiveram nota entre 0 e 0,99. Todas as capitais de estados foram incluídas. Dentre as capitais, São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), e Recife (PE) tiveram nota máxima.

Nenhum comentário: