sábado, 30 de janeiro de 2016

"CHEGA DE BRINCAR COM NOSSAS VIDAS": LEI SECA NO CARNAVAL DE SOROCABA

Já está tudo pronto para a Campanha Educativa da Urbes para o Carnaval 2016 em Sorocaba.
O tema escolhido para o trabalho de conscientização dos condutores este ano é “Chega de brincar com nossas vidas” e a Urbes faz um alerta: a respeito das blitzes fiscalizatórias intensificadas para aqueles que beberem e dirigirem.
-------------  “A campanha deste ano foi toda pautada nesse alerta e, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, teremos diversos pontos de fiscalização durante todo o período que antecede e nos dias de Carnaval, tanto em saídas de bailes, clubes, bares, em grandes corredores viários e nos bairros onde os índices de acidentes são altos”, alerta o diretor-presidente da Urbes, Renato Gianolla.
A partir de hoje, quando começam oficialmente os bailes pré-carnavalescos na cidade, a equipe de arte-educadores da Urbes também estará nos clubes e nas ruas orientando os foliões a uma prática muito simples: se for beber, não dirija. Procure outros meios seguros para voltar para casa com segurança como pegar um ônibus ou chamar um taxi.
As blitzes de fiscalização começarão a acontecer com mais frequência, em locais e horários variados.
O esforço para realizar blitzes nas ruas tem um único objetivo para Urbes, PM e GCM, que é reduzir o número de acidentes de trânsito que combinam a condução de veículos e o uso de bebidas alcoólicas, e que faz do Brasil um dos países mais violentos do mundo nesse quesito.
------------------- “Queremos um período de Carnaval com tolerância zero de álcool ao volante para reduzir o número de acidentes. Com a aplicação da Lei Seca, esperamos aumentar o respeito e mostrar maior punibilidade nas fiscalizações. Todo esse esforço é para mudar a postura daquele que bebe e acha que tem condições de dirigir, colocando não só a sua vida em risco, mas a de todos também ”, assevera Gianolla.
Quem for flagrado sob efeito de álcool em qualquer concentração é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 1.915,40) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O veículo ainda fica retido até que outro condutor habilitado se apresente em condições de dirigir. 
O condutor que passar da concentração de 0,34mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de dirigir.
Promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, a Lei Seca endureceu as punições contra quem bebe antes de pegar o volante. 
A lei nº 12.760, conhecida por “tolerância zero”, foi sancionada em 20 de dezembro de 2012 e instituída pela resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 23 de janeiro de 2013. 
 

Nenhum comentário: