segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

DIRETORA E VICE DE ESCOLA EM SALTO DE PIRAPORA QUEIMARAM LIVROS DIDÁTICOS E DOCUMENTOS ESCOLARES VÃO RESPONDER EM LIBERDADE. QUE EXEMPLO?

Ana Cláudia Martins - ana.martins@jcruzeiro.com.br 

A Polícia conseguiu recuperar alguns itens - DIVULGAÇÃO / GCM SALTO DE PIRAPORA

A diretora e a vice-diretora de Salto de Pirapora presas em flagrante no domingo (28) por colocarem fogo em livros didáticos e documentos escolares foram liberadas pela Justiça para responder às acusações em liberdade, após audiência de custódia realizada na manhã desta segunda-feira (29) no Fórum de Sorocaba. 
Elas passaram a noite detidas no plantão norte e vão responder pelos crimes de incêndio em prédio público, dano qualificado e tentativa de inutilização de documentos públicos.
O caso ocorreu na escola estadual Anna Cuevas Guimarães, que fica no bairro Jardim Daniel Haddad. 
Segundo o delegado de polícia da cidade, Gilberto Montenegro, que investiga o caso, a vice teria colocado fogo nos livros e em documentos escolares por ordem da diretora, na quadra da escola. 
Os vizinhos ficaram assustados com a quantidade de fumaça que estava saindo da escola e acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM). 
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a advogada das funcionárias, mas até o momento não houve retorno.
De acordo com a polícia, o fato ocorreu por volta das 10h e quando os guardas chegaram na escola a vice ainda estava ateando fogo no material na quadra, que é coberta. 
Os livros queimados formaram uma pilha de cinzas e a polícia conseguiu recuperar duas pastas com documentos que seriam do programa estadual Escola da Família. 
O delegado disse que em outra quadra externa, ao lado, havia crianças jogando bola. 
"São crimes graves e elas poderiam ter causado um incêndio na escola", afirma Montenegro.

Os livros queimados formaram uma pilha de cinzas - DIVULGAÇÃO / GCM DE SALTO DE PIRAPORA

A Polícia Civil de Salto de Pirapora também chamou uma equipe da perícia técnica, que irá analisar o material queimado para constatar os danos. 
Montenegro disse ainda que a diretora e a vice disseram que atearam fogo nos livros e documentos para fazer o descarte, pois o material não iria mais ser utilizado. Porém, o delegado afirma que o procedimento foi incorreto e conforme o que ele apurou com a Diretoria de Ensino de Salto de Pirapora, os funcionários são orientados a fazer o descarte de livros didáticos para a reciclagem somente após autorização, por meio de um pedido administrativo. 
O caso segue em investigação pela delegacia de Salto de Pirapora. 
Segundo as acusadas, o fogo foi colocado para descarte do material - DIVULGAÇÃO / GCM DE SALTO DE PIRAPORA

Por meio de nota, a Diretoria de Ensino de Votorantim, da qual Salto de Pirapora faz parte, informou que os livros didáticos danificados são de 2012 e não haverá prejuízo para os alunos nesse início de ano.
Segundo o órgão, o descarte de material didático segue o que está estabelecido pela Resolução SE 83/2013, da Secretaria Estadual da Educação - que determina que a escola deve fazer o arrolamento dos materiais através de uma comissão e encaminhar para a Diretoria de Ensino, que faz a análise e envia para a Comissão da Secretaria da Educação. Após esses procedimentos é autorizado o descarte.
A Diretoria divulgou ainda que abriu um processo administrativo de apuração e, ao final deste, as envolvidas poderão receber punições, chegando à demissão - já que o correto seria enviar o material para descarte após o processo de reciclagem.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: