quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

PODERÃO, NÃO, GOVERNADOR. DEVERÃO, ISSO SIM!

Geraldo Alckmin diz que médicos da 'farra do ponto' poderão ser demitidos e devolver salários ao Estado.
Em Itatiba (SP), o governador afirmou que secretário da saúde do Estado analisa novos modelos de gestão para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Alckmin diz que médicos da 'farra do ponto' poderão ser demitidos e devolver salários.
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta terça-feira (30), durante uma visita a Itatiba (SP), que já foi aberta sindicância para apurar a conduta dos médicos que foram denunciados por baterem o ponto e não cumprirem o horário no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). 
Durante reportagem da TV TEM, três médicos foram flagrados participando do esquema conhecido como "farra do ponto", em que registram a entrada, deixam o hospital e só voltam no fim do expediente, para marcar a saída. 
Reportagem mostra a 'farra dos pontos' no Hospital Regional de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV Globo) 
A reportagem que denuncia o esquema foi exibida pelo Fantástico no dia 7 de janeiro
O CHS é uma unidade de saúde responsável por atender 48 cidades da região de Sorocaba. 
Ministério Público investiga envolvidos na 'farra do ponto' no CHS.
Segundo o governador, os profissionais terão de devolver os salários, além de serem demitidos, caso a denúncia se confirme
"Em relação aos desvios de conduta de profissionais da área da saúde, médicos e outros, já foi aberta a sindicância. Eles serão demitidos, comprovadas as denúncias a bem do serviço público, e vão devolver o dinheiro recebido irregularmente."
Ainda de acordo com o governador, o secretário Estadual de saúde, David Uip, está analisando um novo modelo de gestão para ser implantado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. 
Os três médicos flagrados batendo o ponto e saindo no horário de expediente foram ouvidos pela Polícia Civil. Os depoimentos foram divulgados na segunda-feira (29). 
Ao todo, são seis páginas de declarações em que os profissionais explicam para a polícia porque batiam o ponto e deixavam a unidade, como mostrou a denúncia feita pela reportagem da TV TEM e do G1, exibida no Fantástico no começo de janeiro. 
Médicos flagrados na 'farra do ponto' prestam depoimento à polícia em Sorocaba.
O material colhido foi encaminhado ao Ministério Público e a área cível deve apurar se houve improbidade administrativa. No âmbito criminal, os promotores do Gaeco esperam receber nos próximos dias o relatório da corregedoria da área da saúde do estado para prosseguir na investigação. 
O Conjunto Hospitalar de Sorocaba atende a mais de três milhões de pessoas de 48 municípios da região. O Estado repassa mais de R$ 176 milhões por ano para o funcionamento do hospital. 
Pacientes têm cirurgias canceladas em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM).
Entres os flagrantes mostrados está o do cirurgião dentista Elias Agostinho Neto no momento em que bate o ponto e vai para uma unidade particular, onde opera um paciente de convênio no horário em que deveria estar no CHS. 
O dentista explicou que foi operar uma criança em situação de emergência e que avisou a equipe no Hospital Regional. Sobre o flagrante na clínica, ele disse que também foi um caso de emergência.
Dentista Elias Agostinho Neto atendia pacientes em consultório particular ao invés de permanecer no CHS (Foto: Reprodução/TV TEM).
Também flagrado, o anestesista Francisco Manoel dos Santos Mendes foi filmado em uma lanchonete e em uma academia no horário do plantão. 
À policia, o anestesista explicou nas palavras dele que "apenas e tão somente foi fazer um lanche no momento em que não estava realizando nenhum serviço profissional."
Segundo o depoimento, sobre o flagrante na academia ele contou que fazia um procedimento fisioterápico por prescrição médica e, como trabalha em equipe, nenhuma cirurgia foi prejudicada. 
Anestesista Francisco Mendes foi flagrado na academia durante horário de expediente no CHS (Foto: Reprodução/TV TEM).
O terceiro médico, o cirurgião plástico Newton Canicoba, aparece na reportagem registrando a entrada, indo para casa e saindo para fazer compras no horário do atendimento. 
Canicoba explicou à policia que nas datas em que foi flagrado se esqueceu de que havia abonado aqueles dias, mas que mesmo assim foi ao hospital para atender pacientes que tinham consultas agendadas. 
Conforme o médico, em um dos dias ele havia esquecido o carimbo profissional em casa e tinha saído para comprar um controle remoto para o aparelho do ar-condicionado do CHS, que estaria quebrado. 
O cirurgião pediu exoneração do cargo, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde, no dia 9 de janeiro. 
Cirurgião Newton Canicoba fez compras enquanto deveria atender pacientes (Foto: Reprodução/TV TEM).

'Farra do ponto'
A reportagem denunciou o esquema, no domingo, 7 de janeiro. A equipe flagrou dois médicos e um cirurgião dentista que recebem salário mesmo sem atender pacientes. As imagens mostram quando eles registram a entrada, deixam o hospital e só voltam no fim do expediente para marcar a saída. 
Neste meio tempo, o médico anestesista Francisco Manoel dos Santos Mendes, o cirurgião dentista Elias Agostinho Neto e o cirurgião plástico Newton Canicoba vão para casa, padaria ou academia, fazem compras e até atendem pacientes em clínicas particulares. A equipe localizou os médicos para se explicarem sobre os flagrantes. 

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário: