quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

OS FATOS DE ONTEM:


O advogado Geoffrey Ronald Robertson é tido e havido como um dos mais caros do mundo.
Para defender Lula o gringo já faturou alguns milhões de dólares.
Para vir ao Brasil assistir a sessão de julgamento do recurso de seu cliente contra a sentença do juiz Sérgio Moro, conferiu mais um milionário depósito prévio.
Entretanto, parece que não está nem um pouco preocupado com o futuro do meliante.
Tem aproveitado para tirar alguns cochilos durante a sessão.
Resta saber de onde saiu o dinheiro que o deixou ainda mais rico.

O jatinho que levou Lula e seu bando para POA.
Enquanto discursa contra a sociedade dividida em classes, o PT confirmou em Porto Alegre que é dividido em duas castas. Uma agrupa os Altos Companheiros, que dirigem o partido e veem Lula de perto. 
Os dirigidos se acotovelam na Militância e só enxergam o Mestre pendurado em palanques. 
Os que mandam chegaram à capital gaúcha de avião e se hospedaram num hotel cinco estrelas. 
Os que obedecem viajaram de ônibus, e a maioria passou algumas noites em pensões ou barracas da grife MST.
Lula premiou um pequeno bando de eleitos com as regalias reservadas ao único deus da seita. 
A comitiva voou de São Paulo para Porto Alegre a bordo do Legacy 600 que foi de Eike Batista e hoje pertence ao Bank of America. 
A versão oficial garante que a direção do PT bancou o aluguel do jato e os 80 apartamentos reservados por três dias à comitiva do chefão. 
O preço médio da diária é de 170 dólares. 
Só em hospedagem, portanto, a tropa de elite gastou quase 50 mil dólares, ou mais de 150 mil reais.
Como as delegações dos grandes times de futebol, o clube de Lula recebeu do hotel um tratamento vip, que incluiu o elevador privativo e uma ala inteira com acesso restrito aos hóspedes e seus convidados. 
Faz sentido. 
Se a Justiça cumprir seu dever, o time que dormiu no Sheraton vai fazer bonito no Campeonato Nacional do Sistema Penitenciário.


Só para esclarecer: de acordo com entendimento vigente no Poder Judiciário do Brasil, após esgotados os recursos na 2ª instância (TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no caso de Lula), afasta-se a "presunção de inocência" e passa a vigorar a "presunção de culpa", havendo a possibilidade do início imediato do cumprimento da pena condenatória.
Essa possível prisão não exclui a possibilidade de os advogados de defesa do ex-presidente impetrarem um Recurso Especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e/ou um Recurso Extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste último apenas em caso de alegação de vilipêndio a preceitos da Constituição.
Em geral, os desembargadores da 8ª Turma levam 15 dias para julgar os Embargos de Declaração (único recurso que restou à defesa de Lula nesta fase), após a publicação do Acórdão. 
Já é sumular no TRF-4 a decisão de determinar o imediato cumprimento da pena para os condenados naquele tribunal e cujos recursos em 2ª instância estejam esgotados.
No limite, a defesa pode solicitar uma Medida Cautelar ao STJ para tentar evitar a prisão, algo bastante difícil de ser concedido neste caso, diante de tantas provas acerca da culpabilidade do ex-presidente da República.
Portanto, podemos sim ter Lula preso em, aproximadamente, 30 dias.
Segue o enterro...

Nenhum comentário: