quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

E QUE COISA ESSA DE "DOWNBURST" QUE SOROCABA CONHECEU?

Por Ana Beatriz Serafim*, G1 Sorocaba e Jundiaí

Imagens captam possível fenômeno meteorológico causado pela chuva no Wanel Ville 5 (Foto: Joice Maria Nunes Corrêa/Arquivo Pessoal)
Moradores captaram imagens da chuva que atingiu Sorocaba (SP) na noite desta terça-feira (23). Nas imagens, é possível ver uma "cortina de tempestade" que vai das nuvens até o chão.
Segundo especialistas da empresa ClimaTempo, pode ter ocorrido um fenômeno meteorológico chamado "Downburst" na cidade.
As imagens feitas nos bairros Alto da Boa Vista e Wanel Ville 5 mostram a chuva concentrada na região, formando um tipo de véu.
De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista da ClimaTempo, o fenômeno é uma forte corrente de ar descendente que junta com a chuva concentrada.
"As imagens são lindas e impressionantes, o que você vê abaixo da base da nuvem é a chuva. Como está bem concentrada no centro da nuvem, o impacto é maior."
A especialista informou ao G1 que não é possível afirmar de fato que o fenômeno tenha ocorrido em Sorocaba, pois seria necessário uma análise das áreas impactadas pela chuva.
"É uma forte corrente de ar descendente que, junto com a chuva concentrada, saem da base das nuvens cumulonimbus. São as grandes nuvens que provocam temporais, com raios, chuva forte e rajadas de vento, mas não é possível afirmar de fato."

Entenda o que é o fenômeno Downburst (Foto: ClimaTempo/Divulgação)

Índice pluviométrico
Segundo o ClimaTempo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) registrou, entre 7h50 da terça-feira (23) e 7h50 desta quarta-feira (24), 75,6 milímetros de chuva no bairro Aparecidinha.
A forte chuva que atingiu a cidade não gerou ocorrências, de acordo com a Guarda Civil Municipal de Sorocaba. Ainda segundo a GCM, o índice pluviométrico acumulado na noite de terça-feira foi de 68,5 milímetros.

Imagens captam possível fenômeno meteorológico causado pela chuva no Alto da Boa Vista (Foto: Fernando Lietti/Arquivo Pessoal)

*Colaborou sob a supervisão de Mayara Corrêa.
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário: