Acaba de sair a mais recente pesquisa do Ministério da Saúde sobre os hábitos alimentares dos brasileiros.
A pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2014 revela que apenas 24,1% da população do país consomem a quantidade de frutas e hortaliças ideal para prevenir doenças estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Essa quantidade, determina a OMS, é algo em torno de 400 gramas de frutas e verduras diariamente, em cinco ou mais dias da semana. As mulheres são as que mais consomem esses itens, com 28,3% do recomendável. Apenas 19,3% dos homens brasileiros costumam comer frutas e verduras habitualmente.
Ao contrário, quando o alimento é a carne os homens são imbatíveis. Mais de 38% devoram carnes com excesso de gordura, enquanto que as mulheres só comem 21,7%.
No total, 29,4% da população brasileira comem carnes muito gordurosas.
Já com relação aos refrigerantes o consumo decresceu em 20% nos últimos seis anos. Mas ainda tem muita gente ingerindo bebidas açucaradas e engordativas: 20% dos brasileiros bebem refrigerantes cinco ou mais vezes por semana.
O feijão nosso de cada dia continua imbatível na preferência nacional, o que é um hábito muito saudável, associado ao arroz. A pesquisa Vigitel apontou que 66% dos brasileiros comem esse alimento em cinco ou mais dias da semana. Nesse quesito os homens ingerem 73% nesse período e as mulheres 61%.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário