terça-feira, 4 de abril de 2017

SÃO MIGUEL ARCANJO: ENQUANTO UNS BRIGAM PELOS BICHOS, SERES HUMANOS SOFREM PELA FALTA DE AÇÃO DO BICHO HOMEM

    Além de Tietê, já digitalizaram os prontuários de postos de saúde os municípios Cerquilho (SP), Pereiras (SP), Porangaba (SP), Quadra (SP), Boituva (SP), Laranjal Paulista (SP), Sarapuí (SP) e Torre de Pedra (SP). 
    O restante das cidades ainda trabalha com prontuários de pacientes em formato de papel.
    Em São Miguel Arcanjo (SP), onde os prontuários ainda são de papel, os funcionários e pacientes dos postos de saúde precisam de paciência. 
    A recepcionista Tamiris Francine Martins Ferreira, por exemplo, às vezes leva minutos apenas para achar um documento nos arquivos.

     
    Funcionária de posto procura por dados de paciente em arquivo.

    - “É meio estranho, às vezes a pessoa chega para pegar o prontuário e confunde com outro, junta os dois, aí acaba perdendo, some, é sempre tem que pegar. Tem que saber o endereço certinho da pessoa para saber pegar, porque é anexado por endereço, por rua e número da casa. Aí a pessoa chega, fala o nome da rua, número da rua, a gente vai até o endereço anexado na pasta arquivo e pega o prontuário”, explica.
    Sobre o sistema digital ainda não ter sido implantado, a secretária municipal de Saúde, Kátia Raskevicius, justifica que cidade não tem os equipamentos necessários para instalar o programa, mas que já está prevista a instalação do prontuário eletrônico nas unidades.
    -- “Nós temos um convênio com o Ministério da Saúde e os recursos já estão no município. Então a gente vai adquirir os equipamentos. Nós pretendemos que até 1° de agosto a gente tenha comprado os equipamentos, porque nós vamos trocar a equipe. Inclusive os agentes comunitários irão sair para as visitas com os tablets e tudo eletrônico”, conclui.
    Segundo a secretária, 50 computadores e 80 tablets serão comprados para as 7 unidades da cidade. 
    Um gasto de R$ 200 mil. 
    Um sistema pra deixar a vida dos funcionários e também dos pacientes mais prática.
    São Miguel Arcanjo é uma das cidades da região que precisa se adequar.
    (Fotos: Reprodução/ TV TEM)
    G1

    Nenhum comentário: