A Rede Globo vem, com muita insistência, solicitando que os moradores de todos os municípios brasileiros enviem vídeos geo-referenciados, declarando o que esperam do Brasil no futuro. Ensinam, ainda, como fazer os "selfies".
Fica a pergunta: qual o objetivo principal dessa, digamos, campanha ?
Essa pergunta está respondida no texto abaixo redigido por Arlindo Lopes Corrêa, engenheiro pela UFRJ e ex-Presidente do maior esforço contra o analfabetismo já visto no Brasil: o MOBRAL !
A televisão ainda é a mídia mais importante do Brasil, embora a internet tenha todos os predicados para superá-la em breve. Para isso, porém, falta-nos a infraestrutura necessária a uma internet segura e veloz, cobrindo todo território nacional, tarefa a que nossos governos deviam dar a maior prioridade.
Enquanto isso, a TV, instalada em todos os lares brasileiros, reina absoluta em prestígio junto às massas e a TV GLOBO, alicerçada na qualidade e atratividade de sua programação, lidera as preferências da nossa população.
A liderança da TV GLOBO está no seu DNA, na orientação que lhe imprimiu Walter Clark, seu iniciador, que era um gênio da mídia.
Fui amigo de infância de Walter Clark. Ele me contou como Roberto Marinho o convidou para comandar seu mais ambicioso projeto: a TV GLOBO.
Marinho disse a Walter Clark que tinha chegado à terceira idade mas estava disposto a arriscar seu patrimônio naquele empreendimento, desde que Walter garantisse a qualidade e o sucesso da nova emissora.
Walter topou o desafio e o sucesso não tardou.
A TV GLOBO assumiu a liderança absoluta do setor e a mantém até hoje.
A competência foi, desde o início, o grande trunfo e a competência continua caracterizando o grupo. Exatamente por isso o comando do grupo sabe que “sic transit gloria mundi” e o momento atual é ameaçador.
A TV GLOBO está perdendo credibilidade, seu prestígio social está em visível declínio, especialmente pelo exagero de algumas de suas campanhas.
Após as benesses exageradas recebidas dos governos do PT, o grupo GLOBO teve algumas de suas fontes de recursos obstruídas – até pelas dificuldades do Tesouro – e não se conformou com a nova situação, abrindo uma campanha vigorosa contra o governo Temer que a opinião pública detectou como um visível conflito de interesses.
Antes do Governo de FHC, o grupo GLOBO passou por grandes dificuldades. Vendeu inúmeros ativos e se salvou graças à ajuda do governo, principalmente de Lula. Competente, não deseja passar pelas mesmas atribulações e sua meta é, nesse sentido, “fazer o próximo Presidente da República”.
E já descobriu o caminho!
Essa insistente campanha da TV GLOBO para obter vídeos de todos os pontos do país tem um objetivo evidente de marketing político: formar, pouco antes das eleições, um acervo de dezenas de milhares de opiniões da população, devidamente geo-referenciadas.
Desse modo, os candidatos que tiverem acesso a essa pesquisa GENIAL poderão dizer em sua propaganda eleitoral exatamente aquilo que o povo quer ouvir. E melhor: essa pesquisa, de alcance profundo, fidedigna, ficará praticamente gratuita para a GLOBO, que não precisa pagar um só pesquisador.
VOCÊ,TELESPECTADOR, VAI SER O PESQUISADOR GRATUITO DESSA PESQUISA - QUE VALERÁ BILHÕES DE REAIS, POIS ELEGERÁ QUEM CONHECER SEUS RESULTADOS.
O perigo é que só terá dinheiro suficiente para comprar essa pesquisa da GLOBO, a quadrilha política que mais roubou os cofres públicos nos últimos anos e conseguiu esconder essa fortuna do Fisco e da Justiça.
Capitalismo selvagem!