sábado, 25 de julho de 2020

QUE DIA É HOJE?




Hoje, 25 de julho, comemoramos a existência daquelas pessoas dedicadas à escrita, comemoramos o Dia do Escritor. 
O Dia Nacional do Escritor passou a ser celebrado no dia 25 de julho de 1960, por iniciativa de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando ambos realizaram o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, que foi organizado pela União Brasileira de Escritores.
A data celebra aos que se entregam e trabalham exclusivamente às palavras escritas. 
Sejam nos textos científicos ou fictícios, os escritores precisam ter a grande habilidade de entreter os leitores e, para isso, é necessário um vasto conhecimento de vocabulários, da gramática e ortografia, além de uma boa dose de criatividade e conhecimentos gerais do mundo.
Escrever é permitir-se liberar a criatividade, dando asas aos pensamentos, sem encontrarmos limites no tempo nem no espaço. Devemos sempre enaltecer toda a criatividade e inteligência daqueles que colocam a sociedade em contato com novas experiências, culturas, ensinamentos e línguas.
A Literatura brasileira é extremante rica e diversificada. Existem títulos para todos os gostos e histórias para todos os corações. São alguns dos nossos maiores escritores: Machado de Assis, Carlos Drummond Andrade, Clarice Lispector, Erico Verissimo, Gonçalves Dias, Nelson Rodrigues, José de Alencar, Manuel Bandeira, Lygia Fagundes Telles, Mário de Andrade, Vinicius de Moraes.
Podemos nos entregar ao mundo da leitura, sempre que possível, pois os escritores criam histórias e nos levam a lugares que em possamos abrir nosso imaginário e desprendermo-nos da realidade em que vivemos. 
E só a leitura tem essa capacidade, é como um passe de mágica. Experimente!
Paz e Bem!
Instituto Dom Barreto

Nenhum comentário: