segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A PADROEIRA DE CUBA

Neste ano, aconteceu o primeiro centenário da proclamação de Nossa Senhora da Caridade do Cobre como Padroeira de Cuba, oficializada pelo Papa Bento XV, em 1916, e que tem uma história e aparência bastante parecidas com a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


A invocação dessa devoção mariana vem do nome da localidade, e, por isso a Virgem é chamada de Nossa Senhora da Caridade do Cobre. 
Sua festa litúrgica ocorre em 8 de setembro.
A pequena imagem, de 40 centímetros tem o rosto bem arredondo. Ela sustenta em seu braço esquerdo o menino Jesus que tem nas mãos o globo terrestre.
Sua origem remonta a 1612, quando três pescadores, os índios Juan e Rodrigo de Hoyos e um escravo negro, encontraram uma imagem de madeira que flutuava nas águas da Baía de Nipe.
A pequena imagem trazia uma inscrição: "Sou a Virgem da Caridade".
Um pouco mais tarde ela foi levada para a mina de El Cobre, onde em 1684 foi construído o primeiro santuário.
O Santuário atual é de 1703 e foi edificado no exato lugar indicado pela Virgem, através de uma revelação particular.
Na sala dos milagres encontra-se a mesma tábua em que a imagem foi encontrada flutuando.
Nossa Senhora do Cobre, chamada afetuosamente pelo povo como "La Cachita", é considerada um símbolo da identidade nacional dos cubanos.
Ela também é conhecida como "La Mambisa", pois foram combatentes pela independência da Ilha que pediram em 1915 ao Papa Bento XV a proclamação de Nossa Senhora como Padroeira da nação.
Ela já foi venerada por três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
(JSG)

Nenhum comentário: