domingo, 27 de novembro de 2016

BRASILEIRO ANALFA

Mais da metade da população brasileira (52%) ainda tem apenas o ensino fundamental completo, ou seja, até nove anos de estudo, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) para 2015.
Em 2012, esta parcela era de 55,2% da população.
Ao se falar em analfabetismo, em 2004 tinha 11,5% dos brasileiros; dez anos depois, ainda 8,3% da população.
— A taxa de analfabetismo é um indicador bastante estrutural. E é maior conforme vão crescendo as faixas etárias. Sabemos onde está essa população analfabeta, regionalmente e em termos de faixa etária. Está no nordeste e entre os mais velhos. A região Nordeste foi a que apresentou maior queda do analfabetismo, mas ainda tem a maior taxa de analfabetismo. Concentra 54% de todos os analfabetos e tem apenas um quarto da população, então, proporcionalmente concentra mais analfabetos — explica Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad.


A gerente do IBGE ressalta ainda que, apesar do indicador médio de anos de estudo não chegar a 9 anos, ou seja, ao ensino fundamental completo, ele vem aumentando em todas as regiões.
A boa notícia nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) veio da educação infantil: a taxa de escolarização de crianças de 4 e 5 anos é a que vem apresentando os maiores aumentos. 
Em 2007, 70% das crianças nesta faixa etária frequentavam a escola. A proporção saltou para 77,4% em 2011 e 84,3% em 2015. 



O salto nas matrículas da pré-escola se deve à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que tornou obrigatória a frequência à escola nesta faixa etária. A obrigação só começou a valer este ano, mas estados e municípios já vinham se preparando para este momento.
Fonte: “O Globo”.

Nenhum comentário: