sexta-feira, 18 de novembro de 2016

AS CANÇÕES QUE MINHA MÃE CANTAVA PRA NÓS

Resultado de imagem para a voz de minha mãeDo cancioneiro popular, muita coisa aprendi com minha mãe.
Embora vivendo uma vida sofrida no sítio onde morávamos, levantando de madrugada, ajudando meu pai na roça e no cuidado com os animais, dando mamadeira para bezerros doentes, malhando feijão e depois queimando as palhas e ainda achando tempo para educar, primeiramente as cinco filhas que chegaram uma atrás das outras, minha mãe gostava de cantar.
Tinha esta, do Dorival Caymmi, que ela entoava de forma tão triste, que às vezes eu até achava que a melodia havia sido composta para ela, ela que ficara órfã de mãe e pai aos sete anos de idade.

 SAUDADE DA BAHIA
Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia
Ai, se eu escutasse o que mamãe dizia
"Bem, não vá deixar a sua mãe aflita
A gente faz o que o coração dita
Mas esse mundo é feito de maldade e ilusão".
Ai, se eu escutasse hoje não sofria
Ai, esta saudade dentro do meu peito
Ai, se ter saudade é ter algum defeito
Eu, pelo menos, mereço o direito
De ter alguém com quem eu possa me confessar.
Ponha-se no meu lugar
E veja como sofre um homem infeliz
Que teve que desabafar
Dizendo a todo mundo o que ninguém diz
Vejam que situação
E vejam como sofre um pobre coração
Pobre de quem acredita
Na glória e no dinheiro para ser feliz.

Tinha esta do Orlando Silva:
 

AOS PÉS DA CRUZ
Aos pés da Santa Cruz
Você se ajoelhou
E em nome de Jesus
Um grande amor
Você jurou
Jurou mas não cumpriu
Fingiu e me enganou
Pra mim você mentiu
Pra Deus você pecou
(bis)

O coração tem razões
Que a própria razão desconhece
Faz promessas e juras
Depois esquece
Seguindo esse princípio
Você também prometeu
Chegou ate a jurar um grande amor
Mas depois se esqueceu... bis- bis
 
E esta, do mesmo?



TERMINAREI TUA CANÇÃO
Terminarei tua canção
Porque voltaste aos braços meus
Trazendo o mesmo coração
E a mesma frase de perdão
Que sempre ouvi dos lábios teus
Terminarei tua canção
Pensando em ti quando sorris,
Eu que sou todo coração
Estou vibrando de emoção
Porque voltei a ser feliz.

O tema veio do teu beijo amigo
Teu olhar me animou
E a tua volta, ao nosso ninho antigo
Tudo transformou !
 
Sem esquecer da MARACANGALHA, do Caymmi 



Eu vou pra Maracangalha eu vou
Eu vou de uniforme branco eu vou
Eu vou de chapéu de palha eu vou
Eu vou convidar Anália eu vou

Se Anália não quiser ir eu vou só
Eu vou só
eu vou só
Se Anália não quiser ir eu vou só
Eu vou só
eu vou só sem Anália mas eu vou.
 
E tem mais...

Nenhum comentário: