Aproximadamente 200 pessoas de diferentes movimentos que lutam pela terra invadiram o prédio da Secretaria de Agricultura, na Asa Norte, na manhã desta quinta-feira (13/11). O grupo se reuniu em frente ao edifício por volta das 5h40 com barracas e por volta das 8h entrou no local.
Entre os manifestantes estão participantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento de Luta pela Terra (MLT) e do Movimento Brasileiro dos sem Terra (MBST).
O ato é pacífico e não há registro de ocorrências.
O grupo tem duas reivindicações principais e garante que só desocupará o prédio quando conseguir uma agenda com o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, ou outros representantes do governo que possam discutir essas demandas.
A primeira delas é destravar o processo de obtenção de terras para assentar trabalhadores rurais, o que inclui intensificar a fiscalização e combater a grilagem.
A outra solicitação diz respeito às condições em que se encontram as pessoas já atendidas pelo poder público. São cerca de mil famílias que ocupam terras no Distrito Federal e entorno e não contam com serviços essenciais, como luz, esgoto e asfalto.
Com informações de Saulo Araújo, do Correio Braziliense, de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário