A presidente reeleita Dilma Rousseff cumpriu pela quarta vez o ritual instituído pelo ex-presidente Lula em seu governo: encontrar-se com catadores de lixo nas proximidades do Natal. Mas o gesto da petista se reveste de especial simbologia num momento em que Dilma vem sendo criticada por nomear ministros que sinalizam com medidas opostas às promessas de campanha.
O primeiro movimento de reeleita pós vitória apertada nas urnas foi pragmático: emitir um sinal claro e urgente de que o ajuste econômico virá, e que a gestão da área não seria submetida à ingerência política partidária. A estratégia de nomeação do trio Levy-Barbosa-Tombini foi avaliada no governo como eficiente: freou a alta do dólar e esvaziou boa parte do discurso oposicionista, inclusive revertendo expectativas negativas do mercado.
Vencida esta etapa, era hora de a presidente encontrar-se com seus eleitores de fato. E de sinalizar noutra direção: a de que a proteção social prometida pelo governo petista e pela candidata continua prioridade. Mas que o governo não fará tudo sozinho. "É fácil chegar aqui pra mim e falar: “Oh, presidenta, resolve lá o problema”. Vamos todo mundo pegar junto que fica mais fácil de fazer." - chegou a dizer.
Dilma também não dispensou o apelo emocional, agregado a um certo olhar feminino para tudo - que já virou sua marca e marketing pessoal.
Ao concluir o longo discurso aos catadores de lixo, a presidente mencionou a presença de uma mulher grávida: "Eu fiquei com medo da moça grávida da população de rua cair e perder a criança, porque ela está com uma barriga… ela é catadora? Ela é catadora. Ela está com uma barriga muito bonita, deve ter uns sete meses ali, eu acredito. Então, eu queria dizer para vocês, em nome daquela criança que está ali naquela barriga: muito obrigada a cada um de vocês e Feliz Natal e um 2015 cheio de esperança para nós todos."
Autora: Christina Lemos.
Jornalista em Brasília.
Especializada em política.
Repórter especial do Jornal da Record.
Comanda o programa de entrevistas diário Brasília ao Vivo, na RecordNews.
É blogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário