É espantoso e chega a ser suspeito o silêncio da grande mídia brasileira sobre o escândalo do vazamento das conta secretas da seção suíça do HSBC, o chamado Escândalo Swissleaks. Também incomoda as autoridades brasileiras não terem adotado medidas para repatriar os US$ 7 bilhões, que brasileiros depositaram lá de forma ilegal. O povo brasileiro quer saber: quem são os brasileiros que têm conta no HSBC da Suíça? Quem são os 8.667 clientes brasileiros que mantinham essa fortuna escondida até o dia do vazamento na imprensa internacional? Quem são os proprietários 6.606 contas?
Na época do escândalo do BANESTADO a mídia não foi fundo porque grande parte do dinheiro depositado ilegalmente no exterior, via agência do Banco do Estado do Paraná, era de gente que comandava a própria mídia e a granfinagem brasileira.
Na Argentina, o órgão correspondente ao COAF (Conselho de Atividades Financeiras) já está tomando providências sobre os que mandaram dinheiro de forma ilegal para fora do país, muita gente sem inclusive explicar a origem, e olhem que lá a quantia é bem menor que os US$ 7 bilhões dos brasileiros.
O Brasil tomou conhecimento de um dos nomes, já revelado aqui no blog, Jacob Barata, o "Rei dos Ônibus" porque ele tem negócios em Portugal, e lá o governo está indo em cima e a imprensa divulgou seu nome. Entre a lista dos países com mais dinheiro depositado nas contas secretas no HSBC da Suíça, o Brasil é o nono maior cliente em volume de dinheiro, o quarto em número de correntistas.
Transcrito do Blog do Garotinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário