Bimotor arremete para não colidir com avião de Michel Temer.
Morador que estava em hangar para ver o presidente, gravava vídeo da aeronave presidencial quando bimotor se aproximou.
FAB disse que não houve ocorrência anormal durante a operação no aeródromo da cidade.
Um bimotor que se aproximava do aeroporto de Sorocaba (SP) arremeteu enquanto o avião de Michel Temer (MDB) estava taxiando na pista na manhã desta sexta-feira (2).
O presidente, junto de uma comitiva, esteve na cidade para entregar ambulâncias do Samu para várias cidades do país.
Um morador que estava em um hangar para ver o presidente gravava um vídeo da aeronave presidencial na pista quando um bimotor se aproxima. No vídeo, é possível ver que o avião de pequeno porte passa por cima do aeroporto e algumas pessoas falam: "arremeteu".
Um piloto que utiliza o local, e pede para não se identificar, disse à equipe da TV TEM que como o aeroporto de Sorocaba não tem torre de controle, mesmo com uma grande movimentação de aviões, se o piloto do bimotor não tivesse visto o avião da presidência poderia ter ocorrido um acidente.
"Nós teríamos dois riscos: ou ele pousar e ter uma colisão sobre a pista, ou a manobra que ele fez de arremetida. Se nós tivéssemos uma torre, ela como órgão de controle de tráfego aéreo coordenaria essa separação entre as aeronaves pra gente ter segurança na operação. Se ele não visse e pousasse era iminente uma colisão no solo."
A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) disse que não houve risco. "A Força Aérea Brasileira informa que não houve nenhuma ocorrência anormal durante a operação da aeronave presidencial no aeródromo de Sorocaba. As operações foram coordenadas por meio da frequência de rádio do aeródromo. Ressaltamos que os procedimentos de pouso e decolagem foram realizados de acordo com as normas de segurança do tráfego aéreo."
O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) disse que não tem registro de nenhuma ocorrência nesta sexta-feira no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz.
Sobre a falta da torre de controle em Sorocaba, o Daesp informou que "a primeira etapa das obras foi entregue em junho de 2017 e realizada com investimentos de mais de R$ 13,8 milhões do Governo do Estado de São Paulo. Já a segunda etapa, na qual serão instalados os equipamentos de navegação, está em processo de licitação. A implantação será realizada em convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria da Aviação Civil (SAC). Os investimentos estão previstos em R$ 8,2 milhões".
Transportado do Vindo dos Pampas
Nenhum comentário:
Postar um comentário