quinta-feira, 15 de novembro de 2018

EXPOSIÇÃO "COSTURANDO A VIDA", DE EUNICE JARDIM, ATÉ AMANHÃ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Exposição aborda a transformação da argila em delicadas obras. 
Exposição Larissa Seretti - Foto: José Antonio Teixeira.


Baseada no universo feminino, a exposição Costurando a Vida, da artista plástica e ceramista Eunice Jardim, chegou à Assembleia Legislativa. 
São 50 obras que mostram o contraste entre o aspecto bruto da argila e a delicadeza dos tecidos. 
Desde roupas em miniatura e colares até lingeries, as esculturas trazem a essência e o movimento do corpo, passando pelas fases da vida da mulher. Crochê, bordados e tricôs juntam-se à cerâmica, além da reciclagem de vidros e papéis. Eunice explica que a ideia de produzir essas peças surgiu do diálogo com outras mulheres de sua família: "Nessas conversas sempre ouvíamos muitas coisas sobre realização no campo profissional, pessoal, desejos, frustrações, hobbies". 
A artista, que antes trabalhava como professora de educação física, sempre teve dom para a costura.
Ela conta que fez seu primeiro vestido aos nove anos de idade. "Não gostava do padrão de roupinhas que me faziam, então quis fazer as minhas." 
Quando começou a trabalhar com argila, percebeu que apesar de o material apresentar-se de forma bruta na embalagem, poderia ser transformado em algo com movimento, agregado à costura. "Fui pesquisando novos materiais para que pudesse dar mais realismo às obras, com as influências que tinha do corpo feminino." 
Quando a curadora e ceramista Eliana Tsuru viu o grande acervo da artista, sugeriu realizar a exposição. Eliana caracteriza a forma de se expressar de Eunice: "Tem muito conhecimento de técnica, estilo, uma personalidade muito feminina.Isso transparece na obra". 
Para a curadora da exposição, seu trabalho vai além do visual. "É a sensação do tato, que faz parte da arte. Na abertura da exposição, todos queriam tocar as peças", disse. 
Eunice já foi premiada e participou de exposições em diversos países, como Itália, Portugal e Suíça. Além disso, suas obras foram expostas e vendidas em Hong Kong, Bangkok e Estados Unidos. Foi vencedora do primeiro Prêmio Universo Cerâmico na Assembleia Legislativa em 2016. 
Curadora: Eliana Tsuru.
Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h. 
Local: Espaço V Centenário - 
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera.
Entrada gratuita 
Informações: (11) 3886-6610

ALESP.

Nenhum comentário: