sábado, 4 de janeiro de 2020

O NAZISMO JÁ MORREU!


Governador demite 34 oficiais recém-formados por foto de turma com saudação nazista
Reprodução/Departamento de Assuntos Militares e Segurança Pública de West Virginia.
Na última segunda-feira (30), o governador do estado de West Virginia, nos Estados Unidos, Jim Justice, determinou a demissão de 34 oficiais recém-formados que apareceram fazendo uma saudação nazista na foto oficial da turma. A decisão foi anunciada após uma investigação que concluiu que os alunos fizeram a saudação “em sinal de respeito” à instrutora Karrie Byrd.
De acordo com o The Guardian, Byrd também foi demitida e outros quatro instrutores que acompanharam a turma foram afastados de seus cargos.
A imagem era veiculada acompanhada dos dizeres “Hail Byrd”, em referência à expressão que saudava o ditador nazista Adolf Hitler. 
Segundo os relatórios da investigação, Byrd afirmou às autoridades que ela “não tinha conhecimento das implicações históricas e raciais do gesto com a mão” e achava que era uma simples saudação.
No entanto, ainda segundo o relatório, uma funcionária que viu a instrutora imprimindo as fotos teria a confrontado, ao que ela respondeu ser uma brincadeira, já que era “durona como Hitler”.
Em um comunicado oficial, Jim Justice anunciou as demissões e condenou o ato: “Como eu disse antes, condeno a foto nos termos mais fortes possíveis. Eu também disse que esse ato precisava resultar em consequências reais – demissões e afastamentos. Esse tipo de comportamento não será tolerado sob minha supervisão em nenhuma agência do governo estadual”.
Ao fim dos trabalhos, os investigadores concluíram não se tratar de um ato discriminatório. “A investigação não revelou nenhuma motivação ou intenção clara de que esse fosse um ato discriminatório em relação a qualquer grupo racial, religioso ou étnico”, informou o relatório. Como apenas a versão resumida foi divulgada, os oficias demitidos não tiveram as identidades reveladas.

Nenhum comentário: