segunda-feira, 5 de outubro de 2020

DANILO CACCIACARRO E SEU GRANDE ACERVO CINEMATOGRÁFICO. PARABÉNS, CAPÃO BONITO!

Cineasta do interior de SP cria acervo com mais de 5 mil filmes clássicos e raros do cinema.

Além do acervo, a casa do jovem de Capão Bonito (SP) também funciona como um "cineclube", onde são realizadas exibições gratuitas de filmes.

Por Ana Guedes*, G1 Itapetininga e Região/

Cineasta cria acervo cinematográfico em Capão Bonito — Foto: Danilo Cacciacarro/Arquivo Pessoal.
Apaixonado por filmes, um cineasta de Capão Bonito (SP) criou um acervo cinematográfico com mais de 5,8 mil títulos de filmes na casa dele. 
Dentre a coleção da "cinemateca", há obras clássicas e raras do cinema.
Segundo Danilo Cacciacarro, de 25 anos, acompanhar o teatro e a literatura serviu como inspiração para a criação do acervo.
"Comecei a coleção por volta dos 15 anos, mas sempre assistia ao mesmo título várias vezes e, no início, a coleção tinha muito a ver comigo. Depois, percebi que as pessoas que vinham em casa ficavam muito entusiasmadas com os filmes", conta.


Cineasta de Capão Bonito cria acervo com mais de 5 mil filmes clássicos — Foto: Lua Cacciacarro/Arquivo Pessoal.
Danilo conta que os filmes ficam divididos em três cômodos da casa, como forma de reviver a memória das "locadoras".
Há um bloco infantil, um bloco com os títulos mais atuais e blu-rays e uma sala principal com os clássicos.
Além do acervo, o local também tem uma espécie de "cineclube", onde são realizas sessões gratuitas de exibição aos cinéfilos apaixonados da cidade.


Segundo o jovem de Capão Bonito, o acervo foi criado devido a paixão pela arte — Foto: Danilo Cacciacarro/Arquivo Pessoal.
"A entrada sempre foi gratuita e podem participar até 15 pessoas em cada uma das sessões, pois é o que minha sala comporta. Então, a galera vinha até aqui, escolhia alguns filmes e eu passava por home-theater, aí depois da exibição fazíamos um bate papo", conta. Contudo, com a pandemia da Covid-19, as sessões foram suspensas.
"A pandemia, de um certo modo, repensou a forma de como consumimos tudo. O destino de muitas linguagens, como o teatro e o cinema, ainda são incertos quando esse período passar, então ainda não sei como reinventar a cultura de cineclube", explica.


Além do acervo, o imóvel também funciona como uma espécie de "cineclube" em Capão Bonito — Foto: Danilo Cacciacarro/Arquivo Pessoal.
Segundo Danilo, além de relembrar a infância e a relação com as locadoras, a criação do espaço também preserva parte da história do cinema, que atualmente está sendo dominada pelas plataformas de stream.
"Quem cresceu nos anos 90 com certeza se identifica com esses ambientes. Acho muito importante a ideia de compartilhar os bons momentos com o público. Essa é uma forma de me aproximar das pessoas, estimular a produção cinematográfica e apresentar a elas alguns dos filmes que eu fiz também", diz.


Cineasta de Capão Bonito cria acervo com mais de 5 mil filmes clássicos e raros do cinema — Foto: Danilo Cacciacarro/Arquivo Pessoal.
*Colaborou sob supervisão de Heloísa Casonato

Nenhum comentário: